Você está aqui Mundo Educação Doenças Hipotensão

Hipotensão

Hipotensão
Medição da pressão arterial.
Hipotensão é a situação de pressão arterial abaixo do normal (inferior a 105 mmHg e/ou a diastólica inferior a 60 mmHg). Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos a todos os tecidos é algo fundamental. A hipotensão pode ser uma manifestação de enfermidades graves, no entanto, em alguns casos a mesma pode não significar uma doença; somente um médico pode responder essas questões.

Os principais sintomas da hipotensão são: tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjôo, etc. A redução do fluxo sangüíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até mesmo causar a morte.

As causas para uma pessoa apresentar hipotensão são várias. Uma delas, que é muito comum, é o calor, que faz com que as artérias sejam dilatadas, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão. Mudanças bruscas de posição também provocam uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e também resultam na diminuição da pressão arterial. As situações mais graves, ou seja, os choques, podem ser causados por hemorragias externas profusas (abundantes), envenenamentos, intoxicações severas, desidratações, reações alérgicas, entre outros fatores.

A recomendação dada em casos de hipotensão é procurar orientação médica, principalmente se esses sintomas forem freqüentes. Uma medida caseira e equivocada de tentar elevar a pressão sanguínea é a ingestão de sal, entretanto, esse é um diagnóstico errado, podendo até mesmo ser perigoso.

Assuntos Relacionados

Comentários