Você está aqui Mundo Educação Doenças Alergias Intolerância a Lactose

Intolerância a Lactose

Intolerância a Lactose
Intolerância à lactose: incapacidade de digerir a lactose, devido à deficiência ou ausência da enzima lactase.
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose devido à deficiência ou ausência da enzima lactase. A lactase possibilita uma melhor absorção do leite através da decomposição do seu açúcar em carboidratos mais simples.

Quando há a deficiência da lactase, a lactose não digerida é acumulada no intestino provocando diarréia. Por isso o leite e seus derivados devem ser eliminados da dieta.

Os sintomas da intolerância à lactose dependem da quantidade de lactase produzida. Os sintomas são: náuseas, câimbra, cólica abdominal, flatulência e diarréia. Esses ocorrem entre 30 minutos a duas horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose.


O adulto pode manifestar a intolerância, mesmo não tendo desenvolvido essa doença quando criança, uma vez que a quantidade de lactase é diminuída ao longo dos anos.

O diagnóstico pode ser feito através da diminuição dos sintomas após algumas semanas de dieta livre de lactose.

No caso de crianças pequenas, o tratamento consiste apenas em excluir da dieta o leite e outros alimentos que contenham lactose. Em crianças maiores e adultos os alimentos não precisam ser eliminados totalmente, já que esses conseguem digerir pequenas porções de leite de cada vez.

Pessoas que apresentam intolerância à lactose devem incluir na dieta alimentos ricos em Vitamina D, como castanhas, salmão e atum e Vitamina A, encontrada na cenoura, abóbora e damasco.

Existem três tipos de intolerância à lactose que decorrem de diferentes processos: deficiência congênita da enzima; diminuição enzimática secundária e doenças intestinais; deficiência primária ou ontogenética.

Assuntos Relacionados