Você está aqui Mundo Educação Doenças Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer
O Mal de Alzheimer manifesta-se em indivíduos com mais de 50 anos.
O Mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda progressiva da memória episódica que induz um indivíduo a ter dificuldades em raciocinar, pensar, falar e ainda altera o comportamento físico e mental do mesmo. Manifestando-se em pessoas a partir dos 50 anos de idade, a doença provoca estado de demência, pois dificulta a relação social e familiar, já que o indivíduo pode se esquecer de seus familiares, amigos, de seus hábitos, de onde está, entre outros fatores.

A doença se manifesta em quatro fases, inicial, intermediária leve, intermediária grave e terminal. A fase inicial é marcada por poucos esquecimentos que não impedem a pessoa de se socializar e de executar suas tarefas rotineiras. A fase intermediária leve já faz com que a pessoa necessite de ajuda de alguém para executar suas necessidades e atividades, como ir ao banheiro e varrer o chão, por exemplo. A fase intermediária grave já manifesta dificuldades em socializar o indivíduo que também necessitará de ajuda constante para que consiga executar tarefas. Na fase terminal a pessoa já permanece no leito, apresentando dificuldades em falar, comer, se higienizar e outras. Poucas pessoas alcançam essa fase, pois normalmente chegam ao óbito antes.

O Mal de Alzheimer piora aproximadamente 15% ao ano, sendo que em oito anos após o início da doença atinge-se o estágio terminal. Pode haver depressão, crises de choro, delírios, perda da noção de lugar e tempo, ansiedade, irritação, desconfiança, alteração na personalidade e do senso crítico e outros.

Assuntos Relacionados