Você está aqui Mundo Educação Doenças Vitiligo

Vitiligo

Vitiligo
Manchas provocadas pela doença.
O vitiligo é um problema que provoca a despigmentação da pele, ou seja, reduz a quantidade de melanina produzida pelos melanócitos provocando manchas esbranquiçadas por todo o corpo, sendo que essas podem conter tamanhos e formas variadas. Há contradições sobre a causa da doença, pois existem especialistas que dizem ser desconhecida a origem da doença enquanto outros defendem a causa emocional.

A doença apenas provoca manchas sobre a pele, o que descarta contágio e sintomas. Normalmente as pessoas buscam auxílio médico por causa da estética e então descobrem que são portadoras da doença. As manchas tendem a aparecer nas mãos, punho, dedos, genitália, pescoço, axilas, joelho, boca, olhos, virilhas, cotovelos e mais.

O tratamento para tal doença varia de acordo com a quantidade de pele normal que um indivíduo ainda possui. Em casos onde existem poucas áreas com pele normal recomenda-se despigmentar as mesmas para que a pele tenha um tom uniforme. Porém, quando o indivíduo possui grande quantidade de pele normal pode-se realizar tratamentos tópicos com o emprego de fotoquimioterapia seguidas de radiação ultra-violeta.

Com indicação médica, a pessoa pode tomar sol utilizando filtro solar e em horários que não apresente riscos à pele por aproximadamente 30 minutos, pois o sol estimula o organismo a repigmentar a pele. Deve haver cautela quando se expõe ao sol, pois as recomendações médicas devem ser criteriosamente seguidas. É aconselhado também o tratamento psicológico, pois o indivíduo com a doença pode se sentir inferior e vítima de preconceito. Não há como prevenir a doença, pois pode se manifestar em qualquer pessoa.

Assuntos Relacionados