Whatsapp icon Whatsapp

Xenofobia

O principal sintoma da xenofobia é o medo excessivo e desequilibrado do desconhecido
O principal sintoma da xenofobia é o medo excessivo e desequilibrado do desconhecido

Xenofobia é uma aversão apresentada diante do diferente, um medo excessivo, descontrolado, do desconhecido, tanto em relação a pessoas quanto a objetos. É um termo utilizado também para se referir a qualquer forma de preconceito, racial, grupal ou cultural. Pode causar polêmica, sendo confundida com preconceitos e vista como a origem deles. A xenofobia pode originar aversões que levam ao preconceito, embora nem todo preconceito seja proveniente de uma fobia.

O principal sintoma da xenofobia é o medo excessivo e desequilibrado do desconhecido, ocasionado por uma ansiedade, provocada depois de um período em que a pessoa é exposta a algum objeto ou pessoa desconhecida. Isso pode fazer com que a pessoa evite situações de risco, temendo ter uma crise de pânico, o que influencia diretamente na sua rotina, nos relacionamentos e nas atividades sociais.

Essas situações de risco podem provocar angústia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca.

Vista como qualquer fobia, a xenofobia pode se manifestar de diferentes intensidades, podendo se tornar uma doença psicológica.
Como doença psicológica, a xenofobia é incluída no grupo das perturbações fóbicas, sendo uma fobia específica.

No tratamento da xenofobia são empregados os métodos da terapia comportamental, em que a pessoa é exposta a uma situação estranha que lhe impulsiona a fobia. São aprendidas técnicas para lidar com a ansiedade e angústia sentidas em relação às pessoas desconhecidas.

Em manifestações mais sérias, são utilizados medicamentos, com o objetivo de diminuir a ansiedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Anorexia nervosa
Conheça um pouco mais sobre a anorexia nervosa, um transtorno alimentar que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
Transtorno Bipolar
Transtorno Bipolar, doença que se refere ao humor ou afeto, característica do transtorno afetivo bipolar, os sintomas do TAB, sintomas da fase maníaca, sintomas da fase depressiva, característica fundamental do Transtorno Bipolar, as causas do TAB, tratamento do TAB.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.