Você está aqui Mundo Educação Educação Física Basquete
Basquete
Basquete

O basquete, como é conhecido no Brasil, é um esporte criado em 1891 pelo pastor canadense presbiteriano e também professor de educação física da Associação Cristã de Moços, James Naismith. O nome em inglês, basketball, significa bola no cesto. É um dos esportes mais populares do mundo.

O jogo é disputado por duas equipes de cinco jogadores que tem por objetivo passar a bola por dentro do cesto disposto nas extremidades do campo. Os cestos ficam a uma altura de três metros e cinco centímetros. Os jogadores batem a bola contra o chão caminhando dentro do campo, podendo repassá-la a um jogador da equipe.
O primeiro jogo de Basquete ocorreu em 20 de janeiro de 1892, quando cada equipe, composta por nove jogadores, era assistida apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços).

O basquete feminino se iniciou em 1892, com a adaptação das regras propostas pela professora de Educação Física, Senda Berenson.

No Brasil, a prática do Basquete iniciou em 1906, quando o esporte foi instituído na Escola Normal de São Paulo pelo professor Oscar Thompson.

O objetivo do jogo é colocar a bola no cesto da equipe adversária, marcando pontos. O jogo é iniciado com o lançamento da bola no ar. A duração é de quatro períodos de dez minutos, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período.

O basquete é um exercício que requer força nos ombros e coxas. É um bom exercício cardiovascular, o risco de lesões consiste na entorse de tornozelo e colisões com outros jogadores.
O gasto calórico em uma hora de jogo é de 600 calorias. Pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques e escolas. É importante beber bastante líquido antes e durante o jogo.

Assuntos Relacionados