Você está aqui Mundo Educação Educação Física Caminhada
Caminhada
A caminhada proporciona muitos benefícios à saúde

Dentre os exercícios aeróbicos, a caminhada é uma das atividades desportivas que possui maiores qualidades. É uma atividade física que possui baixo custo, pode ser realizada em qualquer lugar, além de que todas as pessoas podem praticá-la, exceto quando apresenta limitações físicas.

Por ser um exercício muito simples não requer equipamentos ou roupas específicas, porém é interessante utilizar um tênis adequado, a fim de que o impacto não cause lesões.

As pessoas são mais eficientes durante a caminhada do que durante o ciclismo ou a natação. É essencial que a caminhada se estenda por vinte minutos para favorecer um melhor condicionamento físico, praticando-a três vezes por semana, fazendo um alongamento dos membros superiores e inferiores antes e depois. Alguns cuidados devem ser tomados como não praticá-la em jejum, beber água antes, durante e depois e manter o ritmo.

A caminhada é aconselhada a idosos, portadores de doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto. Auxilia também no tratamento de depressão.

Caminhar ajuda a perder peso, melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos das pernas e bumbum, reduzir a pressão sanguínea e trabalhar a função cardiovascular. O gasto calórico é de 200 a 400 Kcal/hora e a queima de gorduras depende do sexo, idade e metabolismo.

A caminhada pode oferecer risco em casos de falta de acompanhamento médico, ritmo muito intenso, ou se caso os batimentos cardíacos ultrapassarem 75% a 80% da freqüência normal.

Assuntos Relacionados

Comentários