Você está aqui Mundo Educação Educação Física Copa do Mundo 2014 no Brasil

Copa do Mundo 2014 no Brasil

Em 2014 a Copa do Mundo volta ao Brasil, país conhecido como “o país do futebol”. Nesta edição, 32 países disputarão o título de melhor do mundo.

Copa do Mundo 2014 no Brasil
Fuleco, mascote da Copa 2014

Após quatro anos de espera chegou mais uma Copa do Mundo de Futebol. E dessa vez o evento é no Brasil, conhecido mundialmente por ser o país do futebol ou a pátria das chuteiras. Essa é a segunda vez que o Mundial organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA, da sigla em francês) acontece aqui, a primeira foi em 1950.

Na primeira Copa do Brasil, que foi a quarta edição do evento, foram escolhidas seis sedes: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Todas se repetem nesse segundo Mundial no país e agora o número dobrou. Somam-se a elas outras seis cidades-sede: Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal e Salvador.

Também dobrou o número de seleções. Em 2014, representantes de 32 países vão disputar o troféu e o título de melhor do mundo. A classificação é feita de acordo com o continente e assim dividida: 16 seleções da Europa, 5 da África, 5 da América do Sul, 4 da América do Norte e 4 da Ásia, na qual há uma vaga para um país da Oceania.

Um tatu-bola chamado Fuleco (mistura de futebol com ecologia) é o mascote da Copa de 2014. Já a bola desenvolvida especialmente para a competição é a Brazuca, que possui cores que lembram as fitinhas do Senhor do Bonfim, da Bahia, e curvas que rementem ao rio Amazonas. Tanto o nome do mascote quanto da bola foram escolhidos por votação popular.

Competição

Serão 64 jogos até a decisão do torneio, em 13 de julho, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. A primeira partida, realizada obrigatoriamente com o país-sede, será em 12 de junho, entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians (já apelidada por Itaquerão), em São Paulo. Após o sorteio realizado em dezembro, os oito grupos ficaram assim distribuídos:

Distribuição em grupos dos países que participarão da Copa 2014
Distribuição em grupos dos países que participarão da Copa 2014

Mais de 2,3 milhões de ingressos foram solicitados até fevereiro, sendo a venda realizada após sorteio eletrônico. Segundo a Fifa, sete partidas estão com os bilhetes esgotados: a abertura, a final, os confrontos Inglaterra x Itália e EUA x Portugal (ambos em Manaus, pela fase de grupos); além dos jogos das oitavas de final em Porto Alegre e São Paulo e a semifinal em Belo Horizonte.

Paira sobre a vigésima edição da Mundial da Fifa a ameaça de protestos. Eles começaram em junho de 2013, solicitando várias mudanças no Brasil e acabaram se refletindo também contra a organização do evento, acontecendo ainda durante a Copa das Confederações de 2013. Sendo assim, o País já prevê essas manifestações e reforçará a segurança.

"We Are One (Ole Ola)" foi a música escolhida como oficial da competição. Ela será cantada pela brasileira Claudia Leitte e pelos norte-americados Pitbull e Jennifer Lopez. O porto-riquenho Ricky Martin ainda interpretará uma das trilhas sonoras, será a canção Vida, do norte-americano Elijah King.

 

Por Dayse Luan
Graduada em Jornalismo