Whatsapp icon Whatsapp

Esportes ex-olímpicos

O rúgbi: um dos esportes que um dia fizeram parte das competições olímpicas.
O rúgbi: um dos esportes que um dia fizeram parte das competições olímpicas.

Ao longo dos anos, as olimpíadas modernas sofreram diversas modificações nos critérios de seleção dos esportes aptos para o evento. Atualmente, o COI (Comitê Organizador Internacional) estipulou critérios de competitividade e popularidade para que certos esportes pudessem estrelar os Jogos Olímpicos Modernos. No entanto, nas primeiras décadas da organização dos jogos, algumas modalidades tiveram a oportunidade de disputar a tão famosa medalha de ouro.

Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912) o arremesso de dardos e disco com as duas mãos agitou as competições de atletismo. No entanto, a similaridade com a modalidade com uma só mão acabou sendo a única permitida. Depois da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) a modalidade foi banida dos jogos e, por isso, teve sua história restrita aos jogos de Estocolmo.

Outra modalidade que teve problema com o número de mãos utilizado foi o levantamento de peso. Nas três primeiras edições dos jogos, havia uma modalidade onde o (corajoso) atleta deveria levantar o peso com uma única mão. Apesar de ser uma grande demonstração de força, a modalidade era praticada por poucos e causava muitos acidentes. Por isso, os organizadores preferiram a modalidade de duas mãos como a única oficial.

O arremesso de peso, que hoje é considerado um esporte olímpico, teve que sofrer algumas modificações para não perder sua preciosa vaga nos jogos. Anteriormente, essa modalidade era disputada como arremesso de pedra de 6,4 quilos. A competição aconteceu nas Olimpíadas de Saint Louis (1904) e fazia referência a uma folclórica competição britânica.

Brincadeira de criança também já valeu medalha olímpica. Até hoje muito popular nos quartéis generais, o cabo-de-guerra foi disputado nas primeiras edições dos jogos, até 1920. No entanto, eram poucos os que se dedicavam com freqüência à prática desse “esporte”. Nas Olimpíadas de 1908, por exemplo, três diferentes corporações militares da Inglaterra ocuparam o pódio da competição.

O preparo físico e a habilidade técnica sempre foram um dos importantes itens exigidos de um verdadeiro atleta olímpico. No entanto, a comissão organizadora das Olimpíadas de Londres (1908) decidiu liberar uma competição de motonáutica. A “moto-competição” foi conquistada por ingleses e franceses. Depois disso, nenhuma outra modalidade com motores mecânicos foi permitida nas Olimpíadas.

Dois esportes bastante conhecidos do público geral também não fazem mais parte das modalidades olímpicas. O golfe, devido sua origem elitista, ainda é um esporte destinado para poucas pessoas e, por isso, só participou das Olimpíadas entre os anos de 1900 e 1924. O rúgbi – apesar de não possuir essa mesma barreira econômica – não alcança o mínimo de setenta países que regularmente praticam este esporte.

Outro “esporte das elites” que não durou muito tempo nos Jogos foi o pólo. Não só pela sua baixa popularidade, mas também pelos altos custos que exigiam o tratamento dos sete cavalos utilizados por cada uma das equipes. Durante o tempo em que integrou as modalidades olímpicas, durante cinco edições, o pólo rendeu medalhas para os ingleses e argentinos.

O críquete é um outro esporte de relativa popularidade que não conseguiu ocupar uma vaga olímpica. A popularização do esporte é bastante complicada, tendo em vista que uma partida de críquete pode durar horas a fio. Em tempos de competições cada vez mais ágeis, esse esporte não consegue angariar novos praticantes ao redor do mundo. Nos jogos de 1900, somente a França e a Inglaterra inscreveram-se para disputar a modalidade.

O ciclismo é uma modalidade de bastante prestígio nos jogos olímpicos modernos e se desdobra em diferentes tipos de competição. Nas Olimpíadas de Atenas (1896), os organizadores dos jogos tentaram instituir uma nova competição ciclística onde os atletas deveriam pedalar doze horas a fio. O desafio homérico foi enfrentado por sete corajosos participantes. No fim da competição, apenas dois heróis cumpriram o desafio e o ciclismo de doze horas nunca mais foi disputado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

Ginástica
Ginástica, esporte que envolve a prática de uma série de movimentos, esporte que requer força, flexibilidade e coordenação motora, desenvolvimento da ginástica, origem da palavra ginástica, modalidades da ginástica, ginástica localizada, ginástica artística.
Jogos Olímpicos
Conheça a história dos jogos olímpicos, as medalhas, recordistas, números e algumas curiosidades!
video icon
Escrito"PODCAST | Nova carteira de identidade nacional" próximo à representação da versão digital da Nova carteira de identidade nacional.
Podcasts
PODCAST | Nova carteira de identidade nacional
Ter um documento de identidade é um direito de todo cidadão e ajuda a sociedade a se organizar e ter acesso aos seus benefícios. O papiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, Antonio Maciel Aguiar conversa com o professor Guga Valente sobre a CIN, Carteira de Identidade Nacional.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.