Você está aqui Mundo Educação Educação Física Esqui
Esqui
Esqui alpino
O esqui é um par de lâminas com aproximadamente 2 m de comprimento e 8 cm de largura que permite as pessoas deslizarem sobre a neve. Foi criado em razão da dificuldade que o homem tinha para se deslocar em campos nevados. Logo virou modalidade olímpica, sendo disputado por homens e mulheres, nas categorias slalom, slalom gigante e superslalom gigante.

O esqui alpino é uma das modalidades do esqui. Um esporte técnico e de velocidade que demanda uma grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas. Por ser um esporte que depende da neve para ser realizado, é praticado durante o inverno.

No esqui alpino, os competidores esquiam em alta velocidade por um percurso em declive e desviam de obstáculos. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível.

O esqui alpino faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1936. A prática utiliza-se de dois bâtons e dois esquis. O controle dos esquis é feito por meio do uso de botas. O capacete também é utilizado para proteger contra impactos com a neve, com outros esquiadores ou com obstáculos.

Assuntos Relacionados