Você está aqui Mundo Educação Educação Física Futebol
Futebol
Jogo de futebol

O futebol é o jogo coletivo mais praticado em todo o mundo. O mais antigo vestígio do esporte é proveniente da China, por volta de 3000 a.C. Na Grécia Antiga e na Roma, era uma prática exclusivamente masculina. Em Florença, na Idade Média, se usavam as mãos e os pés. Já na Gália e na Bretanha, os jogadores davam socos e rasteiras nos adversários. O esporte obteve um grande avanço na Inglaterra. Nesse país, o jogo ganhou regras claras e objetivas, além de ser organizado e sistematizado.

Em 1904 foi dado o passo mais importante para o desenvolvimento do esporte: a criação da FIFA (Fédération Internationale de Football Association). A FIFA, entidade máxima do futebol, surgiu a partir da união das associações de futebol de vários países. Atualmente a FIFA possui sua sede na cidade de Zurique, Suíça.

O futebol é praticado em um campo retangular de 90 a 120m de comprimento por 45 a 90m de largura. O campo é dividido em duas partes, cada time fica com uma. O objetivo básico do jogo é conduzir a bola até o gol adversário utilizando apenas os pés. Cada time é composto por 11 jogadores. Os goleiros são os únicos que podem pegar a bola com as mãos, dentro de uma área delimitada. Não são permitidas jogadas violentas, caso ocorram, o juiz poderá marcar faltas. Cada partida é dividida em dois tempos de 45 minutos, sendo também possível o acréscimo de alguns minutos extras.

Provavelmente, o futebol se tornou tão popular devido ao fato de que, para realizar o esporte, são necessários poucos equipamentos e recursos. De fato, a popularização desse esporte é uma tendência mundial.

Assuntos Relacionados

Comentários