Você está aqui Mundo Educação Educação Física Musculação

A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.

A musculação é diferente do fisiculturismo, levantamento de peso, pois esses são esporte e aquela uma modalidade de exercício.

A musculação está em alta nos dias atuais, além de ajudar a queimar gordura antes e após o treino, trabalha os músculos e modela o corpo deixando-o mais firme e bonito.

O treinamento com pesos auxilia no emagrecimento, aumenta o gasto calórico diário e estimula o metabolismo. Previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose.

Em pessoas idosas, esses exercícios com peso interrompem a perda de mobilidade e a atrofia muscular, diminuem a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

Os benefícios da musculação são: eliminação da gordura, aumento da massa muscular, aumento da força muscular, melhora a atividade cardíaca, a postura, a auto-estima, o sono, o bem-estar, os quadros de depressão, aumenta a resistência do sistema imunológico. Ameniza a celulite, pois o exercício com peso evita a flacidez e define os músculos.

Os resultados obtidos não dependem somente do tipo de treino, outros fatores como flexibilidade, condicionamento cardiorespiratório, tipo de alimentação e hereditariedade também são importantes.

Grande parte das pessoas ainda procura essa modalidade para melhorar a aparência estética, portanto o objetivo deve ser o resultado de uma atividade bem orientada e segura.

Assuntos Relacionados