Você está aqui Mundo Educação Educação Cinco filmes para estudar Biologia

Cinco filmes para estudar Biologia

Quer uma maneira diferente de potencializar seus estudos em Biologia? Separamos cinco filmes que podem ajudar nessa tarefa. Todavia, é necessário ter atenção para identificar conceitos errôneos.

Cinco filmes para estudar Biologia
Filmes podem ser uma ótima forma de estudar Biologia e também outras disciplinas

Assistir a filmes é uma ótima pedida para nosso tempo livre, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas esquecem-se de que os filmes podem ser úteis também na hora dos estudos. Listamos para você cinco filmes que podem ampliar seus conhecimentos em Biologia e fazer do seu estudo um momento ainda mais prazeroso.

Vida de inseto

→ Informações técnicas

Gênero: Animação, Aventura

Ano: 1998

Duração: 95 min.

Diretor: John Lasseter e Andrew Stanton

→ O que o filme aborda?

Como o próprio nome sugere, o filme mostra a vida de alguns artrópodes. A animação é voltada para a história de um formigueiro que sofre ameaças de gafanhotos, que querem roubar os alimentos guardados pelas formigas. É possível verificar vários temas importantes nesse filme, como as relações ecológicas (sociedade e predatismo), além, é claro, da análise das características principais dos organismos pertencentes ao grupo dos artrópodes, que aparecem frequentemente incorretas. Nesse caso, é importante salientar alguns erros, tais como a presença de apenas quatro pernas no inseto, enquanto o correto seria seis, e a divisão do corpo da aranha em cabeça, tórax e abdome, enquanto o certo é cefalotórax e abdome. Apesar dos erros na morfologia dos animais, o filme permite reforçar conhecimentos ecológicos importantes.

Osmose Jones

→ Informações técnicas

Gênero: Animação, Comédia

Ano: 2001

Duração: 95 min.

Diretores: Peter Farrelly e Bobby Farrelly

→ O que o filme aborda?

O filme mostra de uma maneira bastante divertida o interior do corpo humano, mas de forma mais simplificada e com uma linguagem menos acadêmica. Nele é possível analisar os papeis desempenhados pelo sistema digestório, imunológico e nervoso. Além disso, são abordados temas como higiene e hábitos alimentares adequados. Entre os personagens dessa animação, destaca-se um glóbulo branco chamado Osmose Jones e uma cápsula antigripal chamada Drix.

Uma verdade inconveniente

→ Informações técnicas:

Gênero: Documentário

Ano: 2006

Duração: 100 min.

Diretor: Davis Guggenhein

→ O que o filme aborda?

No filme, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, aborda problemas ambientais atuais e a influência do homem nesses processos. É mostrado de uma maneira bastante chocante o papel do homem no aumento da temperatura na Terra e todas as consequências desse fato para o planeta, tais como intensas ondas de calor, derretimento de geleiras e furacões. Assistindo ao filme, é possível compreender melhor toda a problemática do aquecimento global e nossa participação ativa nesse problema, além de entender que é possível, sim, enfrentar a questão.

Wall-E

→ Informações técnicas

Gênero: Animação, Aventura, Romance

Ano: 2008

Duração: 97 min.

Diretor: Andrew Stanton

→ O que o filme aborda?

O filme aborda, principalmente, a questão do acúmulo de lixo no planeta e a poluição. A história baseia-se na mudança dos seres humanos para uma grande nave após o planeta ter se tornado um lugar incompatível com a vida. Além dessa problemática, é possível tratar o tema sedentarismo e obesidade, uma vez que todos os humanos que vivem nessa nave estão acima do peso, pois alimentam-se inadequadamente e não realizam atividades físicas.

O desafio de Darwin

→ Informações técnicas

Gênero: Drama, Biografia

Ano: 2010

Duração: 102 min.

Diretor: John Bradshaw

→ O que o filme aborda?

O filme aborda a vida de Charles Darwin, importante evolucionista que propôs a evolução por seleção natural. O filme mostra a vida do pesquisador e os dilemas que ele vivenciou. A partir do filme, é possível perceber por que Darwin demorou tanto para publicar seus trabalhos e todas as dúvidas que surgiram em sua cabeça.

É importante destacar que, ao assistir aos filmes, é necessário ter um conhecimento prévio sobre cada tema, pois só assim o estudo será realmente válido. No caso das animações, é preciso ter atenção especial aos detalhes, que, muitas vezes, são esquecidos pelos produtores, uma vez que não possuem, na maioria das vezes, formação na área.

Agora que você já conhece alguns filmes interessantes para estudar Biologia, é só preparar a pipoca e começar a estudar!

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados