Você está aqui Mundo Educação Educação Dicas para o Vestibular

Dicas para o Vestibular

Quando ingressamos no ensino médio nossas preocupações se voltam para os exames seletivos das universidades. Por isso, preparamos algumas dicas para o vestibular.

Dicas para o Vestibular
Criar uma rotina de estudos e reservar um tempo para lazer é essencial para se obter um bom resultado no Vestibular.

Durante o ensino médio vários medos e incertezas cercam os alunos. Escolher a profissão e passar no vestibular da faculdade escolhida é, sem dúvida, o maior desafio que o estudante pode ter neste período. Para isso, grande parte dos vestibulandos adota uma rotina de estudos para obter melhor desempenho. Mas, o que deve ser priorizado?

Dúvidas sobre como e quando estudar, quais hábitos seguir e como se comportar no dia da prova tornam todo esse processo de transição estressante para o aluno. Veja algumas das principais dicas que podem te ajudar na hora de se preparar. 

Crie uma rotina: estipule um tempo diário para estudar e faça desse um dos seus principais compromissos. 
Treine: produza com frequência uma redação, assim a capacidade de desenvolver ideias será aprimorada.
Silêncio: para estudar, escolha lugares com o mínimo de barulho possível, para que possa se concentrar com mais facilidade. 
Tempo: reserve um tempo para atividades físicas e momentos com os amigos, eles aliviam a ansiedade e ajudam a diminuir o nível de estresse.
Prioridade: na véspera da prova dê prioridade para as matérias que tem mais facilidade, não tente estudar o que não aprendeu.
Calma: a ansiedade na hora da prova é normal, mas tente se acalmar e organizar as ideias
Alimentação: no dia da prova, opte por refeições balanceadas.
Material: leve caneta e, se permitido, lápis reservas nos dias das provas.
Precaução: chegar antecipadamente ao local de prova, evitando o perigo de chegar atrasado.
Vestimenta: vsta roupas confortáveis e de acordo com o clima do dia.
Energia: esteja preparado, uma garrafinha com água e barras de cerais ajudam com a ansiedade e a fome que pode bater, além de dar mais energia na hora do vestibular.

Desde o período que antecede a prova até o resultado do vestibular, várias dúvidas norteiam o pensamento dos alunos. Uma boa preparação é fundamental em todos os períodos. Mais dicas de como lidar com todas essas incertezas podem ser encontradas aqui.

Assuntos Relacionados