Você está aqui Mundo Educação Educação Educação a Distância (EAD)

Educação a Distância (EAD)

Educação a Distância (EAD)
Uma nova oportunidade na educação.

O ensino a distância, apesar de se apresentar como algo novo, é bastante antigo na educação. Teve início em 1890 na Alemanha, quando foi criado o primeiro curso por correspondência que se tem notícia no mundo. Há indícios de outras fontes no início do século XVIII, em um jornal nos Estados Unidos, no qual as matérias ficavam disponíveis aos leitores anexadas em suas páginas.

O EAD é um processo de educação diferenciado mediado por tecnologias, no qual professores e alunos são separados de forma espacial e/ou temporal. Os cursos supletivos se configuram entre os preferidos pelos alunos.

Na verdade, o que acontece na educação a distância é que alunos e professores não ficam juntos fisicamente, mas normalmente fazem suas interações através das tecnologias que por sinal estão cada vez mais evoluídas.
São utilizadas no processo de ensino-aprendizagem recursos como internet, correio, rádio, televisão, vídeo, cd-rom etc..

É de ressaltar que a qualidade da tecnologia é fundamental para o sucesso dos cursos de EAD, mas o foco nos alunos e professores é a base para o sucesso de qualquer processo educacional. O docente que atua no EAD em especial, precisa estar bem preparado, pois existe um meio de comunicação entre ele e o aluno. O seu conhecimento não é o suficiente, requer um acompanhamento de professores especialistas em tecnologia, comunicação e metodologia específica.

As instituições sérias preparam muito bem seus docentes, dando-lhes todo o suporte para que tenham acesso à troca de experiências com outros professores da área. A presença de um orientador também é essencial.

Assuntos Relacionados