Você está aqui Mundo Educação Educação O currículo na Educação Infantil

O currículo na Educação Infantil

O currículo na Educação Infantil
A escolha do currículo escolar.

Quando se refere a palavra currículo o que vem em mente é um conceito variado e diverso que leva a questionar a questão da seleção do currículo escolar a ser seguido na educação infantil.
Considerando o currículo como um programa de conteúdos de disciplinas a serem seguidos , podemos encontrar um amplo campo de interpretação.

É nítido que os responsáveis diretos em relação a aplicação dos currículos na sala de aula, são dos professores.
Ressalta-se que no ambiente escolar apesar de existirem pessoas que exercem diferentes cargos, somente quem tem a vivência em sala de aula que é capaz de analisar, argumentar a aplicar de forma coerente as reais necessidades de um currículo.
O exercício de planejar, é considerado como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno.

Na realidade, o objetivo de um currículo bem planejado é no sentido de que decida a melhor oferta cultural que o sistema educacional possa apresentar aos alunos priorizando as necessidades existentes.
Alguns países como a Espanha, adotaram uma proposta curricular mista, no qual foi estabelecido um currículo obrigatório, mas maleável no que se refere a diferentes contextos e situações.

 O ideal é que as experiências vividas na sala de aula , contribuam para a geração de um processo permanente de revisão das programações dos ciclos da Educação Infantil e do projeto curricular.Mediante a apresentação deste projeto curricular voltado para a Educação Infantil seria elaborado propostas pelos professores que neste caso se tornam responsáveis pelas programações curriculares.Recomenda-se que esta programação curricular apresente os seguintes requisitos : Previsão; Operacionalidade; Flexibilidade; Objetividade e finalizando, Realismo.

Assuntos Relacionados

Comentários