Você está aqui Mundo Educação Física Ondulatória A cor de um corpo

A cor de um corpo

A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz que esse corpo reflete. O branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores.

A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz (caracterizado por uma intensidade ou por um comprimento de onda) que este corpo reflete.

A luz do Sol é conhecida como luz branca e é formada pela soma de sete cores diferentes:

Essas cores também possuem velocidade, cuja ordem decrescente dessa velocidade vai do vermelho (maior velocidade) ao violeta (menor velocidade).

As cores que enxergamos são, na verdade, a decomposição que acontece com a luz branca. Isso significa que quando incididas todas essas cores apenas uma será refletida, exemplo:

• Quando um corpo de cor branca recebe a luz branca significa que ele reflete todas as sete cores que formam essa luz branca.

• Um corpo violeta tem essa cor porque recebe luz branca e reflete apenas a violeta, absorvendo as outras.

• Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas.

Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.

As cores são divididas em primárias e secundárias.

As cores primárias são as encontradas na natureza e incapazes de se decomporem.

Exemplo de cores primárias: amarelo, azul e vermelho.

Já as cores secundárias se decompõem, podendo então se misturar com outras.

Exemplo de cores secundárias: verde, laranja e violeta.

Podemos concluir que nem todos os seres conseguem enxergar a cor de um corpo; esse é um privilégio de poucos, e nós, os humanos, o possuímos.

Comentários