Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física A Terra é plana?

A Terra é plana?

Atualmente, algumas teorias conspiratórias tentam comprovar que a Terra seria plana como um disco de vinil. Contudo, evidências mostram que isso não seria possível.

A Terra é plana?
Evidências como imagens do espaço comprovam que o formato da Terra é esférico

Mesmo depois de todas as contribuições de Isaac Newton sobre a gravitação universal, as ideias planetárias de Kepler e as propostas a respeito da gravidade feitas por Albert Einstein, alguns arriscam-se em dizer que a Terra não seria redonda, mas plana como um disco de vinil!

Chamadas de terraplanistas, essas pessoas defendem que a forma de esfera da Terra é uma mentira sustentada principalmente pela Nasa, Agência Espacial Estadunidense. O motivo para tamanha farsa, segundo essa teoria conspiratória, seria o poder financeiro e hegemônico.

De acordo com essa visão, o planeta teria um formato de disco e seria coberto pelo firmamento em forma de domo (cúpula). O Sol e a Lua seriam muito menores do que imaginamos e fariam movimentos no espaço disponível nesse domo. A Antártida estaria nas bordas desse disco, por isso seu território seria extremamente vigiado e impossível de ser visitado em sua totalidade. Observe como seria a Terra de acordo com essa teoria terraplanista:


Como provar que a Terra é plana?

Para os seguidores dessa teoria, uma das formas de comprovar que o planeta não possui curvatura é utilizar uma câmera de vídeo com altíssima capacidade de zoom, assim, ao aproximar-se ao máximo do horizonte, seria possível verificar a superfície plana da Terra. Outra forma de comprovar essa teoria, de acordo com os terraplanistas, é observar que rios extensos, como o Nilo, correm sem sofrer declives.

Provas do real formato da Terra

Há mais de dois mil anos, após observar o posicionamento de estrelas, o filósofo grego Aristóteles entendeu que o único formato possível para a Terra deveria ser o circular. Em 500 a.C., os gregos, além de perceberem o posicionamento diferente das estrelas quando vistas em pontos distintos da Terra, também notaram que os navios mostravam somente o mastro quando começavam a aparecer no horizonte.

Dessa forma, essa compreensão de que a Terra é redonda decorre de observações do planeta desde tempos muito remotos. A seguir, listamos algumas simples evidências que podem comprovar o formato esférico do planeta.

1) Grandes navegações

Fernão de Magalhães, no século XVI, executou a primeira circum-navegação bem-sucedida. Ao navegar sempre na mesma direção, seu navio retornou ao ponto inicial da viagem, comprovando que o planeta é redondo.

2) Fuso horário

Os fusos horários são outra comprovação do formato circular do planeta. Caso a Terra fosse plana, o Sol deveria brilhar ao mesmo tempo para todos os habitantes. Entretanto, o que vemos é a alternância entre dia e noite para diferentes pontos no planeta.

3) Explorações espaciais

A ida do homem ao espaço, iniciada com a viagem de Yuri Gagárin, o lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovaram por meio de inúmeras imagens o formato circular da Terra.

Essas e muitas outras evidências confirmam, portanto, que o planeta possui formato esférico e é achatado nos polos. Além disso, a Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados