Você está aqui Mundo Educação Física Termologia Capacidade térmica

Capacidade térmica

A capacidade térmica é a grandeza que caracteriza a variação de temperatura sofrida por corpos. É uma característica do corpo, e não da substância.

Capacidade térmica
As fagulhas não queimam o operário porque possuem massa muito pequena e, portanto, capacidade térmica pequena.

A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico.

Fórmula da capacidade térmica

Ou ainda:

Fórmula da capacidade térmica

 

C = capacidade térmica;

Q = quantidade de calor;

m = massa do corpo;

c = calor específico;

ΔT = variação de temperatura.

Essa grandeza mostra o comportamento de um corpo ao receber calor, indicando se ele variará muito ou pouco a sua temperatura. Os corpos da figura abaixo são feitos do mesmo material, mas a massa do corpo A é superior à do corpo B. Ao receberem calor de uma mesma fonte térmica, perceberemos que a variação de temperatura sofrida pelo corpo A será menor que a sofrida pelo corpo B. Sendo assim, dizemos que o corpo B possui menor capacidade térmica, isto é, precisa de pouca energia para elevar a sua temperatura.

Capacidade térmica

Perceba que a capacidade térmica é uma característica do corpo, e não da substância. Os objetos representados acima são constituídos pelo mesmo material, mas possuem capacidades térmicas diferentes porque possuem massas diferentes.

  • Curiosidade

Antigamente, quando ainda não existiam geladeiras, era comum armazenar a manteiga em um recipiente com água. Como o calor específico da água é maior que o do ar, é necessário mais calor para aquecer a água. Por essa razão, ela pode proteger a manteiga das variações de temperatura com mais eficácia que o ar.

  • Unidade de medida

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a capacidade térmica deve ser medida em calorias por grau celsius (cal/°C).

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários