Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física Com que velocidade cai um paraquedas?

Com que velocidade cai um paraquedas?

Com que velocidade cai um paraquedas?
Momentos de queda livre e pouso de paraquedistas

Ao saltar de um avião, o paraquedista cai com movimento acelerado, em razão do peso do seu corpo ser maior que a resistência do ar.

A física responsável por este estudo é a aerodinâmica.

A aerodinâmica explica o fato de esportistas dessa área sempre saltarem com pernas e braços estendidos, pois isso aumenta a resistência do ar e diminui a velocidade de queda livre de seus corpos.

Para um paraquedista em queda livre, sua velocidade final antes da abertura do paraquedas chega a variar aproximadamente entre 200 e 240Km/h.

É importante enfatizar que a velocidade máxima adquirida na queda depende da massa, ou seja, quanto mais pesado o corpo, mais rápido ele cai.

Essa aceleração em queda livre, mesmo com braços e pernas estendidos, acontece até o momento em que o paraquedas se abre, fazendo então com que a resistência do ar aumente ainda mais, diminuindo assim a velocidade do paraquedista.

Depois disso, chega um momento em que a resistência do ar e o peso do paraquedista se tornam iguais, fazendo com que a descida aconteça com velocidade constante, tornando possível uma suave chegada ao solo.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados