Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física

Curiosidades de Física

O mundo da Física apresenta inúmeras curiosidades que podem nos causar estranheza por ultrapassarem os limites do que julgamos como possível.

Curiosidades de Física
As leis da natureza despertam curiosidade e nos surpreendem por sua perfeição.

A palavra Física vem do termo physis, que significa natureza, portanto, essa ciência dedica-se à compreensão de fenômenos naturais, reconstruindo-os por meio de experimentos e descrevendo-os por meio de equações matemáticas.

Os conceitos e fenômenos estudados pela Física estão a todo instante presentes em nosso cotidiano. O ato simples de acionar um interruptor e ver uma lâmpada acender-se, por exemplo, envolve muitos conceitos físicos.

O mundo da Física é repleto de situações que desafiam nossos sentidos e geram muita curiosidade em face da peculiaridade de alguns fenômenos. Diversos princípios físicos, quando entendidos, geram uma sensação de estranheza e desconforto, pois revelam o oposto do entendido pelo senso comum ou ultrapassam o limite daquilo que julgamos ser possível.

Algumas curiosidades de Física

♦ O tempo não é absoluto

Para velocidades próximas à da luz, o tempo pode ser alterado! Um viajante em uma velocidade próxima ou igual a 3 x 108 m/s sofre os efeitos da dilatação do tempo.

♦ O tempo de queda independe da massa

Se dois objetos de massas diferentes forem abandonados de uma mesma altura, chegarão ao solo ao mesmo tempo, se a resistência do ar puder ser desconsiderada. Nossos sentidos nos dizem que o objeto mais pesado deve cair mais rápido, mas se abandonarmos uma bola de boliche e uma pena de galinha na mesma altura, por exemplo, elas chegarão ao chão juntas!

Experimento sobre queda livre

O vídeo acima, por mais que não possua legenda, deixa claro que, em um ambiente onde o ar é retirado, a queda livre de objetos com massas diferentes ocorre em um mesmo intervalo de tempo.

♦ O número de Avogadro e a cabeleira mundial

O chamado número de Avogadro é uma quantidade fixa de moléculas presentes em uma amostra gasosa. O valor da constante de Avogadro é de 6,02 x 1023 moléculas. Se toda a população mundial possuísse cabelo e se considerássemos que há, em média, três milhões de fios de cabelo por pessoa, a quantidade de fios de cabelo no mundo seria menor que o número de Avogadro.

NA = Número de Avogadro = 6,02 x 1023 moléculas

PM = População mundial ≈ 7,3 x 109 pessoas

FC = Fios de cabelo ≈ 3 x 106 fios por pessoa

PM x FC = 7,3 x 109 . 3 x 106 = 2,19 x 1016

Repare que o número de Avogadro é muito superior à quantidade hipotética de fios de cabelo em todo o mundo.

Logo mais abaixo você pode conferir textos que trazem outras curiosidades relacionadas ao mundo da Física. Surpreenda-se!

Tags Relacionadas