Você está aqui Mundo Educação Física Dicas para resolver exercícios de Física

Dicas para resolver exercícios de Física

Entre as dicas para obter sucesso na hora de resolver exercícios de física, destaca-se: dominar Matemática Básica e ser um bom leitor.

Dicas para resolver exercícios de Física
Ter o hábito da leitura e dominar Matemática Básica são algumas das dicas para resolver exercícios de Física

A Física é classificada por muitos como uma das disciplinas mais difíceis a serem aprendidas, em razão das inúmeras teorias, leis, princípios, equações etc. Alguns fatores são determinantes para a melhor compreensão dessa ciência e estão diretamente envolvidos no êxito no estudo de Física. Confira abaixo algumas dicas para resolver exercícios e compreender melhor essa área do conhecimento!

  • Seja um bom leitor!

A capacidade de interpretação de texto é essencial para o estudo de Física. Muitos alunos julgam a disciplina como difícil por não conseguirem entender os enunciados. Manter o hábito da leitura é fundamental para desenvolver uma alta capacidade de interpretação e não ficar perdido diante de um enunciado longo, como é o caso dos enunciados do Enem.

  • Esteja em dia com a Matemática Básica!

As operações matemáticas, potenciação, radiciação, notações científicas, funções, etc., são temas básicos de Matemática que devem estar na ponta do lápis! Grande parte das resoluções de exercícios de Física depende de ferramentas básicas da Matemática, portanto, não conhecê-las ou não saber suas regras na totalidade pode impedir o avanço no estudo e resoluções de exercícios em Física.

  • Resolvendo exercícios

Na hora de resolver exercícios de Física, existem três passos básicos que podem ser aplicados a fim de facilitar as resoluções. Seguir esse caminho tornará a resolução mais organizada e evitará possíveis erros. No entanto, lembre-se de que o pleno sucesso vem com muito esforço e estudo!

1) Listar os dados: Após uma leitura atenta do enunciado, liste todos os dados fornecidos. Fazendo isso, quando houver necessidade de alguma informação, você não precisará voltar ao enunciado e procurar o número, ganhará tempo e evitará possíveis erros.

2) Confira as unidades de medida: Sempre existem as unidades de medida corretas a serem utilizadas, portanto, é de suma importância conferir se todos os dados estão de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. O uso de unidades de medida incorretas compromete completamente a resolução do exercício.

3) Identifique a pergunta: Os exercícios sempre apresentam um problema a ser resolvido e pedem que algo seja feito. Sempre tenha em mente o comando da questão, isto é, aquilo que deve ser executado, e mentalize quais serão os passos necessários para atingir o objetivo. Estar com o comando da questão em mente faz com que você não se perca no meio da resolução.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados