Whatsapp icon Whatsapp

Equação da continuidade

A equação da continuidade relaciona a área disponível para o escoamento de um fluido e a sua velocidade.
Ao taparmos a saída de água de uma mangueira, a velocidade de escoamento do fluido aumenta
Ao taparmos a saída de água de uma mangueira, a velocidade de escoamento do fluido aumenta

Quando estamos jogando água nas plantas do jardim ou lavando um carro com o auxílio de uma mangueira, é comum utilizarmos o dedo polegar para fechar um pouco a saída de água e, então, aumentar a velocidade de saída do líquido. A demonstração da explicação para esse fato é feita a partir da equação da continuidade.

Essa equação relaciona a velocidade de escoamento de um fluido e a área disponível para tal escoamento. A partir da imagem abaixo, perceba que o caminho feito pelo fluido possui duas áreas diferentes: A1 > A2. Imagine, portanto, que, em um intervalo de tempo (Δt), um volume (ΔV) do fluido entre pela área A1. Adotando o fluido como incompressível, devemos assumir que o mesmo volume (ΔV) deverá sair pela extremidade da área A2.

Durante o intervalo de tempo considerado, o espaço percorrido pelo fluido pode ser dado, a partir da equação da velocidade média, por Δs = v.Δt, em que v é a velocidade de escoamento. Tomando as marcações acinzentadas da figura como os volumes ocupados pelo fluido em movimento e sabendo que eles são iguais, temos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

V1 = V2

A1. Δs = A2. Δs

A1.v1.Δt = A2. v2.Δt

A1 .v1 = A2. v2

Assim, podemos perceber que, quanto menor for a área de escoamento disponível para um fluído, maior será a sua velocidade e vice-versa. Como exemplo final, podemos imaginar o “fio” de água formado por uma torneira meio aberta. Repare que, quanto mais baixo se olha, mais fino estará o filete de água, pois, com a ação da aceleração da gravidade, a velocidade do fluido aumenta, diminuindo a sua área de escoamento.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Equação de Bernoulli
Clique aqui e saiba o que é a equação de Bernoulli. Conheça suas fórmulas e quais são as aplicações dessa equação matemática.
Princípio de Pascal
Entenda o que diz o princípio de Pascal. Conheça a fórmula e as aplicações do princípio de Pascal no dia a dia e veja sua relação como o princípio de Stevin.
Teorema de Stevin
Clique aqui e descubra o que diz o teorema de Stevin. Conheça sua fórmula, veja exemplos e saiba algumas de suas aplicações cotidianas.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.