Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física Fator de Proteção Solar (FPS)

Fator de Proteção Solar (FPS)

O Fator de Proteção Solar (FPS) é um índice que estabelece o tempo máximo de exposição ao Sol quando a pele está protegida por algum tipo de protetor solar.

Fator de Proteção Solar (FPS)
O filtro solar possui um FPS, que é índice que determina o tempo máximo de exposição ao Sol

 O Fator de Proteção Solar (FPS) é um índice que determina o tempo de exposição aos raios solares, com a pele devidamente protegida, sem que ocorra eritema, isto é, a vermelhidão gerada pela dilatação dos vasos sanguíneos.

Imagine que o tempo de exposição ao Sol capaz de gerar eritema em um indivíduo com a pele desprotegida seja de cinco minutos. Com o uso de um protetor solar de FPS 20, esse tempo será vinte vezes maior, assim, o indivíduo poderá permanecer exposto aos raios solares por até 100 minutos sem sofrer danos.

O FPS é calculado a partir da Dose Mínima de Eritema (DME), que é o tempo mínimo de exposição aos raios solares capaz de gerar vermelhidão na pele. A razão entre o DME para a pele protegida pelo DME da pele desprotegida fornece o Fator de Proteção Solar (FPS) para uma substância protetora.

Vale ressaltar que os valores do DME para a pele desprotegida dependem do tipo de pele exposta às radiações. Assim, quanto mais escura for a pele, maior será o tempo de exposição aos raios solares sem a ocorrência de eritema.

Tipos de radiação ultravioleta

Ao se expor à radiação solar, a pele será atingida por raios ultravioleta, tipos de onda eletromagnética de alta frequência. As radiações ultravioleta são divididas em três grupos, de acordo com suas características físicas e capacidade de penetração na pele humana.

  1. UVA: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 315 nm e 400 nm (1 nm = 1 x 10 – 9 m). Essa radiação atravessa totalmente a camada de Ozônio e, ao atingir a pele humana, penetra até nas camadas mais profundas.

  2. UVB: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 280 nm e 315 nm. Essa radiação é parcialmente absorvida pela camada de Ozônio e não atinge as camadas mais profundas da pele, mas pode provocar eritema.

  3. UVC: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 100 nm e 280 nm. Essa radiação é totalmente absorvida pela camada de Ozônio.

Tipos de radiação ultravioleta
Tipos de radiação ultravioleta

A exposição aos raios UV, sem a devida proteção, pode gerar queimaduras na pele, envelhecimento precoce, problemas na visão e câncer de pele. Em quantidades adequadas, as radiações UV trazem benefícios, como a fixação da vitamina D.

Os raios UVA e UVB penetram em profundidades diferentes da pele
Os raios UVA e UVB penetram em profundidades diferentes da pele

  

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados