Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Força normal

Força normal

A força normal é aquela realizada por uma superfície a fim de sustentar um objeto colocado sobre ela. Normal e peso não compõem um par de ação e reação.

Força normal
A normal é a força vertical e ascendente que atua em um corpo colocado sobre uma determinada superfície

Quando um objeto qualquer for depositado sobre uma superfície, ela resistirá à força peso desse corpo. Caso não suporte o peso do objeto colocado sobre ela, a superfície certamente cederá. Para suportar um objeto, a superfície faz sobre ele uma força, denominada de força normal, que sempre será vertical e ascendente para superfícies horizontais.

Portanto, podemos definir a força normal como aquela que é feita por uma superfície a fim de sustentar um objeto depositado sobre ela.

Na imagem acima, um objeto está depositado sobre uma mesa. A seta representada por P simboliza a força peso do objeto que é vertical, para baixo e resultado da atração gravitacional entre o objeto e o planeta. Por sua vez, a seta indicada por N representa a força normal, que é realizada pela superfície sobre o objeto.

A força normal é sempre perpendicular à superfície na qual o objeto foi depositado. Na imagem abaixo, temos um objeto sobre um plano inclinado, formando um ângulo α com a horizontal. Repare que a força normal (N) está representada sobre o eixo y, de modo perpendicular ao plano em que está o objeto.

A normal é a reação do peso?

A terceira lei de Newton, lei da ação e reação, pode ser enunciada da seguinte maneira:

Quando dois corpos se interagem, as forças que cada corpo exerce sobre o outro são sempre iguais em módulo e têm sentidos opostos.”

HALLIDAY; RESNICK; WALKER. Fundamentos da Física – Volume 1: Capítulo 5. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Fica claro no enunciado acima que as forças de ação e reação atuam em corpos diferentes. A força peso é resultado da atração entre o objeto e a Terra, e a normal é a força que a superfície faz sobre o objeto para sustentá-lo. Peso e normal atuam, nesse caso, sobre o mesmo corpo, por isso, não compõem um par de ação e reação.

Por atuarem em corpos diferentes, as forças de ação e reação não se anulam. Quando um objeto está sobre uma superfície horizontal, o peso e a normal anulam-se, o que prova mais uma vez que não formam um par de forças referentes à terceira lei de Newton.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados