Você está aqui Mundo Educação Física Forças internas e externas

Forças internas e externas

As forças internas são feitas entre os componentes de um sistema, diferentemente das externas, que necessitam de um agente externo a ele para aplicá-las.

Forças internas e externas
Os carros que participam de uma colisão podem ser considerados um sistema, no qual atuam forças internas e externas

Antes de entender o que são forças internas e externas, devemos compreender a ideia de sistema. O corpo ou conjunto de corpos que são adotados como objetos de estudo são considerados um sistema. Ao se analisar a colisão entre dois veículos A e B, por exemplo, podemos dizer que A e B compõem o sistema em estudo.

Forças internas

As forças internas são aquelas exercidas entre os objetos que compõem o sistema. No exemplo acima da colisão entre dois veículos, tanto a força feita por A em B quanto a força efetuada por B em A são consideradas forças internas.

As forças internas não são capazes de alterar a quantidade de movimento de um sistema. Se isso fosse possível, um motorista com o carro enguiçado poderia, sentado no banco, colocar as mãos no painel e empurrar o veículo. Como dentro do veículo o motorista faz parte do sistema (carro), a força exercida é interna, logo, não haverá movimento.

Forças externas

As forças externas atuam de fora para dentro do sistema, por isso, podemos dizer que esse tipo de força é exercida sobre esse sistema. Ainda tomando o exemplo da colisão, podemos dizer que a força peso que atua sobre A e B é uma força externa, exercida pela Terra sobre os objetos que compõem o sistema.

O princípio da conservação da quantidade de movimento fundamenta-se no fato de que a resultante das forças externas que atuam sobre um sistema deve ser nula, sendo assim, a quantidade de movimento dele será mantida.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados