Whatsapp icon Whatsapp

Forças internas e externas

As forças internas são feitas entre os componentes de um sistema, diferentemente das externas, que necessitam de um agente externo a ele para aplicá-las.
Os carros que participam de uma colisão podem ser considerados um sistema, no qual atuam forças internas e externas
Os carros que participam de uma colisão podem ser considerados um sistema, no qual atuam forças internas e externas

Antes de entender o que são forças internas e externas, devemos compreender a ideia de sistema. O corpo ou conjunto de corpos que são adotados como objetos de estudo são considerados um sistema. Ao se analisar a colisão entre dois veículos A e B, por exemplo, podemos dizer que A e B compõem o sistema em estudo.

Forças internas

As forças internas são aquelas exercidas entre os objetos que compõem o sistema. No exemplo acima da colisão entre dois veículos, tanto a força feita por A em B quanto a força efetuada por B em A são consideradas forças internas.

As forças internas não são capazes de alterar a quantidade de movimento de um sistema. Se isso fosse possível, um motorista com o carro enguiçado poderia, sentado no banco, colocar as mãos no painel e empurrar o veículo. Como dentro do veículo o motorista faz parte do sistema (carro), a força exercida é interna, logo, não haverá movimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Forças externas

As forças externas atuam de fora para dentro do sistema, por isso, podemos dizer que esse tipo de força é exercida sobre esse sistema. Ainda tomando o exemplo da colisão, podemos dizer que a força peso que atua sobre A e B é uma força externa, exercida pela Terra sobre os objetos que compõem o sistema.

O princípio da conservação da quantidade de movimento fundamenta-se no fato de que a resultante das forças externas que atuam sobre um sistema deve ser nula, sendo assim, a quantidade de movimento dele será mantida.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Colisões elásticas e inelásticas
Conheça as características das colisões elásticas e inelásticas.
Conservação da quantidade de movimento
Clique aqui e saiba mais sobre a conservação da quantidade de movimento, grandeza determinada pelo produto da massa pela velocidade de um corpo.
Impulso e Quantidade de Movimento
Impulso e Quantidade de Movimento.
Quantidade de movimento
Acesse e descubra o que é, qual a fórmula e como calcular uma importante grandeza física da Dinâmica: a quantidade de movimento.
Teorema do impulso
Clique aqui para entender o teorema do impulso e ampliar seu aprendizado em Física!
video icon
Escrito"A origem da língua portuguesa" sobre uma representação de vários aspectos relacionados à origem da língua portuguesa.
Português
A origem da língua portuguesa
O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. É o oitavo idioma mais falado do mundo, e está presente em 4 continentes. Mas você já se perguntou como surge uma língua? De onde surgiu a língua portuguesa? Por que falamos português?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.