Você está aqui Mundo Educação Física Grandes nomes da Física

Grandes nomes da Física

A história da Física traz junto consigo a história de grandes nomes da Ciência que se dedicaram à construção do saber científico.

Grandes nomes da Física
A história da Física confunde-se com a história de homens e mulheres que se dedicaram à ciência

A raiz do termo ciência vem da palavra em latim scientia, que significa erudição, conhecimento desenvolvido a respeito de algo. A ciência não deve ser interpretada como a técnica desenvolvida pelo homem, mas, sim, como o conhecimento teórico profundo a respeito de determinado fenômeno oriundo de experimentos e linguagem matemática.

Evolução da Física

A Física começou a se desenvolver como ciência a partir do momento em que o homem deixou de analisar os fenômenos naturais como obras de divindades e passou a entendê-los como naturais. O início do desenvolvimento do pensamento científico pode ser considerado a partir da atuação dos filósofos gregos, como Aristóteles, que se dedicou à obervação da natureza e à compreensão de seus fenômenos.

Por meio de Aristóteles e de muitos outros filósofos, inúmeros fenômenos foram explicados e mostrados para o mundo. Mesmo que as explicações dadas pelos filósofos pareçam absurdas para nós hoje, precisamos entender que a ciência trabalha com a verdade estabelecida no momento. Para a realidade daqueles homens, dizer, por exemplo, que objetos mais pesados chegam ao chão primeiro que objetos mais leves quando lançados da mesma altura era a verdade absoluta.

Desenvolvimento da Física a partir do século XVI

Com o passar do tempo, novos homens e mulheres foram contribuindo para a construção do saber científico, sempre fundamentados nos acertos ou erros de seus antecessores. Um momento muito importante para a ciência foi o advento do método científico, em que os fenômenos deveriam ser analisados por meio de experimentos e explicados por meio de um padrão matemático. Com isso, os possíveis erros cometidos nas explicações seriam evitados. Galileu Galilei é considerado o precursor do método científico, pois, a partir dele, no século XVI, a ciência começou a trabalhar com o “ver para crer”.

Johannes Kepler é outro grande nome da Física. O astrônomo alemão, contemporâneo de Galileu, a partir de dados astronômicos obtidos após anos de observações, descreveu de forma inédita o movimento dos planetas ao redor do Sol. As leis de Kepler revolucionaram a Astronomia e a forma do homem de entender o universo.

Outro personagem extremamente importante para a história da Física é Isaac Newton, que desenvolveu as chamadas Leis de Newton, a base da Mecânica. Newton desenvolveu ferramentas de cálculo integral e diferencial, além de potencializar equipamentos como lunetas e telescópios.

No século XVIII, os estudos em Termodinâmica foram cruciais para que houvesse a Revolução Industrial. A Termodinâmica propõe o estudo do funcionamento e rendimento de máquinas térmicas.

Era do Eletromagnetismo

Foi no século XIX que a Física voltou-se para a compreensão e consequente desenvolvimento de tecnologias fundamentadas em fenômenos elétricos e magnéticos. Nessa época, destacaram-se as contribuições de Michael Faraday, Nikola Tesla e James Maxwell.

Era moderna

Um dos maiores nomes da ciência do século XX é, sem dúvidas, Albert Einstein. A teoria da relatividade e a explicação do efeito fotoelétrico são as maiores contribuições desse físico alemão, que também marcou a história por meio de seus exemplos de humanidade.

Atualmente, os principais estudos de Física trabalham com assuntos extremamente complexos, geralmente envolvendo Mecânica Quântica e a tentativa de uma mais perfeita compreensão da formação do universo.

Existem muitos outros personagens que de algum modo geraram mudanças profundas na História da Ciência e na História da Física. Logo mais abaixo você encontrará textos mais específicos sobre a trajetória e as principais contribuições dos Grandes Nomes da Física. Bons estudos!

Tags Relacionadas

Artigos de "Grandes nomes da Física"