Você está aqui Mundo Educação Física Eletricidade O que é um dielétrico?

O que é um dielétrico?

Os dielétricos também são chamados de isolantes, pois não há possibilidade de passagem de corrente elétrica através desses materiais.

O que é um dielétrico?
Material dielétrico colocado entre as placas de um capacitor.

Os dielétricos, também chamados de isolantes, são os materiais que fazem oposição à passagem da corrente elétrica. Nesses materiais os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos, ou seja, as substâncias dielétricas não possuem elétrons livres (fator necessário para que haja passagem de corrente elétrica). Dessa forma, não há possibilidade de passagem de corrente elétrica através dos dielétricos, os quais podem ser: borracha, porcelana, vidro, plástico, madeira e muitos outros.

As substâncias dielétricas são muito utilizadas no cotidiano, como também nos circuitos elétricos, como nos capacitores, por exemplo. Estes são elementos de circuito elétrico que tem como principal função fazer o armazenamento de cargas elétricas e podem assumir diferentes formas. Eles se constituem basicamente de duas placas paralelas que quando submetidas à diferença de potencial ocorre a passagem de corrente elétrica. De forma a evitar que essas placas entrem em contato, coloca-se entre elas um material dielétrico.

Apesar de não conduzirem corrente elétrica, caso um material dielétrico for submetido a um campo elétrico de altíssimas intensidades este poderá se tornar um condutor. Mas os materiais isolantes que são colocados entre as placas dos capacitores, por exemplo, são muito resistentes a esse fator, o que quer dizer que fica praticamente impossível fazer com que o isolante entre suas placas se torne um condutor.

Assuntos Relacionados