Whatsapp icon Whatsapp

Ponto crítico: Gás e Vapor

Para cozimento de alguns alimentos, a água é fervida e uma parte se transforma em vapor
Para cozimento de alguns alimentos, a água é fervida e uma parte se transforma em vapor

No diagrama de fases, as curvas de fusão, de vaporização e de sublimação convergem no ponto triplo. Entre essas três, a curva de vaporização é a única que tem um segundo ponto bem definido, o chamado ponto crítico, além do qual essa curva inexiste.

O estado definido pelo ponto crítico permite que a substância se apresente em equilíbrio nas fases gasosa e líquida, com pressão, temperatura e densidade iguais. Esse ponto, característico de cada substância, é definido pela pressão crítica e pela temperatura crítica.

Verifica-se que uma substância na fase gasosa, com temperatura superior à temperatura crítica, mantém-se na fase gasosa qualquer que seja a pressão à que ela esteja submetida. Daí a distinção que se faz entre vapor e gás:

- Vapor é a substância na fase gasosa a uma temperatura igual ou inferior à temperatura crítica. O vapor pode ser condensado, ou seja, transformado em líquido; ou cristalizado, transformado em sólido, por aumento de pressão, mantida constante a temperatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diagrama de fases sólida, líquida e gasosa (vapor)

- Gás é a substância na fase gasosa a uma temperatura superior à temperatura crítica. Mantida constante a temperatura, o gás não pode ser condensado por aumento de pressão.

Em resumo, sendo Tc a temperatura crítica da substância, na fase gasosa, e T a temperatura em que ela se encontra, teremos:

T < Tc = vapor – condensa-se por compressão isotérmica

T > Tc = gás – não se condensa por compressão isotérmica

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

A Dilatação Térmica no Cotidiano
Conheça algumas das inúmeras dilatações que acontecem no cotidiano.
Anomalia da água
Entendendo a anomalia da água: comportamento anômalo quando a temperatura varia de 0°C a 4°C.
Dilatação térmica dos líquidos
Aprenda o que é dilatação térmica dos líquidos e como ela ocorre. Saiba quais são as fórmulas usadas para calculá-la e confira os exercícios resolvidos sobre o tema.
Recipientes que conservam melhor a temperatura
Física na cozinha
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.