Você está aqui Mundo Educação Física Eletricidade Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?

Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?

Ao tocarem o fio elétrico em dois pontos distintos, os pássaros não tomam choque porque não ocorre diferença de potencial para gerar corrente elétrica.

Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?
Os pássaros tocam o fio em dois pontos, assim, não há diferença de potencial que faça surgir uma corrente elétrica

Provavelmente, você já observou pássaros sobre fios elétricos e se perguntou: por que eles não são eletrocutados? O choque elétrico acontece quando uma corrente elétrica passa através do corpo de um ser humano ou animal, gerando desde pequenos formigamentos até a morte, dependendo de sua intensidade.

Como surge a corrente elétrica?

Materiais condutores, como o cobre, possuem elétrons livres que se mantêm em movimento desordenado por toda a extensão do condutor. Ao estabelecer-se uma diferença de potencial (ddp) entre as pontas do condutor, os elétrons livres iniciam um movimento ordenado, que caracteriza a chamada corrente elétrica.

A intensidade da corrente elétrica é determinada por meio da razão entre a quantidade de portadores de carga (Q) que atravessa uma secção reta de um fio condutor pelo tempo (Δt).


Por que os pássaros não tomam choque?

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.

Se pensarmos em uma pessoa no lugar do pássaro, segurando em dois pontos do mesmo fio sem tocar em nenhum outro objeto, o resultado seria o mesmo, ou seja, não haveria choque. Caso o indivíduo encoste em outro fio ou toque o solo, por exemplo, há o fluxo de cargas elétricas, pois, nesse caso, existe diferença de potencial que provoca o movimento ordenado dos elétrons.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados