Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física Por que a torre de Pisa não cai?

Por que a torre de Pisa não cai?

Por que a torre de Pisa não cai? Mesmo inclinada, a Torre de Pisa, que foi construída entre os anos de 1178 e 1370, na Itália, não cai. A Física explica essa ocorrência!

Por que a torre de Pisa não cai?
Em virtude do tipo de equilíbrio, a torre de Pisa não cai

A torre de Pisa não cai porque o seu tipo de equilíbrio é estável. Com a inclinação, o seu centro de gravidade (região onde se concentra a maior parte do peso) ocupa uma posição mais alta na torre, o que gera um torque que impede a sua queda. Se o ângulo de inclinação continuasse a aumentar, chegaria um momento em que o centro de gravidade não mais coincidiria com a base da torre e, então, ela cairia.

Inclinação da Torre 

Em 1178, durante a fase de construção, a torre começou a se inclinar e, em 1370, ao ser inaugurada, já possuía 1,6° de inclinação, o que fazia com que o topo da torre estivesse a 1 m da posição onde deveria estar.

O motivo da inclinação foi o solo pantanoso e instável onde a torre foi construída. A massa de mais de 14 mil toneladas da torre forçou o terreno frágil, o que resultou na inclinação da torre.

Em 1997, engenheiros conseguiram reduzir a inclinação que hoje é de aproximadamente 4°, o que mantém o topo da torre a uma distância de 4 m de onde deveria estar. Além da redução da inclinação, trabalhos foram feitos para que o processo não continuasse. Assim, após um longo período fechada para visitação, a torre de Pisa foi reaberta em 2003. 

Informações gerais da Torre 

A torre de Pisa é feita de mármore e possui cerca de 55 m de altura, sem contar a fundação. Foi construída na praça central da cidade de Pisa, na Itália. A sua construção foi iniciada em 1173 e concluída apenas em 1370 em razão dos problemas da inclinação.

Assuntos Relacionados