Você está aqui Mundo Educação Física Curiosidades de Física Qual é o gasto anual de energia de um smartphone?

Qual é o gasto anual de energia de um smartphone?

São necessárias algumas centenas de sextilhões de elétrons para produzir a carga na bateria de um celular. Recarregá-la vai aumentar sua conta de energia?

Qual é o gasto anual de energia de um <i>smartphone</i>?
Será que a recarga da bateria dos celulares aumenta muito o consumo de energia elétrica?

Qual é a quantidade de energia elétrica necessária para recarregar a bateria de um celular? Para responder a essa pergunta, precisamos fazer uma estimativa e algumas considerações.

Primeiramente, vamos considerar um celular cuja bateria tenha capacidade de carga elétrica de 1500 mAh. Essa unidade, o miliamperes-hora, pode ser convertida em Coulombs por uma relação bastante simples: 1 mAh é igual a 3,6 C, logo, essa bateria comporta até 5400 C de carga elétrica ou cerca de 3,3.1022 elétrons: 330 sextilhões de elétrons, um número realmente muito grande.

A energia acumulada na bateria é a energia potencial elétrica, que pode ser calculada a partir da equação a seguir:

Na equação acima, q é o módulo da carga armazenada na bateria, em Coulombs (C), e ΔV é o seu potencial elétrico de operação, cerca de 4,2 V, logo:

Portanto, uma bateria de capacidade 1500 mAh armazena em média 22680 J (Joules) de energia. No entanto, nosso consumo de energia elétrica não é medido em Joules, mas sim em kWh (quilowatts-hora), portanto, fazemos a seguinte conversão:

Dessa forma, os 22680 J de energia equivalem a cerca de 0,006 kWh, ou seja, a quantidade de energia necessária para realizar uma carga completa na bateria de um celular de bateria mediana. Considerando que ao longo do ano se realize uma única carga completa por dia, teríamos um consumo de 2,3 kWh. Ao tomar o preço médio de um quilowatt-hora como R$ 0,45, o gasto seria de cerca de R$ 1,00 para recarregar a bateria do celular a cada ano. Para fins de comparação, um chuveiro ligado na posição “inverno” consome uma potência de 5,4 kW/h, ou seja, em uma hora de uso, esse eletrodoméstico consome 5,4 kWh, mais energia do que a bateria do seu celular durante um ano.

Curiosidade: Um ser humano necessita da ingestão de 2000 kcal diárias para fornecer a seu corpo a energia necessária para todos os seus processos vitais. Isso equivale a 8.368.000 J, portanto, tudo o que você come em um único dia poderia recarregar o seu celular por até 368 dias, pouco mais de um ano!

Assuntos Relacionados