Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Terceira Lei de Newton

Terceira Lei de Newton

A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto.

Terceira Lei de Newton
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação

A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a.

Durante seus estudos, Isaac Newton percebeu que a toda ação correspondia uma reação. Esse físico notou que, em uma interação entre dois corpos, um exerce uma força sobre o outro, que, por sua vez, devolve uma força ao primeiro.

Também conhecida como “lei da ação e reação”, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. Assim, o enunciado da terceira lei diz que:

A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.

Observe a seguinte imagem:

Nessa imagem, é representado o choque entre duas bolinhas de tamanhos diferentes. Quando se chocam, elas exercem forças uma sobre a outra e, após o choque, cada uma segue um caminho. Lembrando que essas forças são grandezas vetoriais e, por isso, possuem módulo, direção e sentido. Dessa forma, tanto a força FBA quanto a força FAB possuem mesmo módulo, mesma direção, porém apresentam sentidos contrários, como se pode perceber pela forma como as setas apresentam-se com uma para a esquerda e outra para a direita.

As forças de ação e reação não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.

Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, com é o caso desse exemplo acima, como também pelas forças de campo. No caso dessas últimas, podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a magnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças desse tipo.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados