Thomas Edison

O norte-americano Thomas Alva Edison foi um dos maiores inventores da história e registrou um total de 2.332 invenções ao longo de sua vida.

Thomas Edison
Em 1878, Thomas Edison inicia as tentativas de criação da lâmpada incandescente

Thomas Alva Edison nasceu em 11 de fevereiro em de 1847, em Milan, Ohio, nos Estados Unidos. Filho de um marceneiro e de uma professora, ainda criança mudou-se com a família para Port Huron, onde Edison entrou para a escola. Sua relação curta com o professor e padre Engle foi conturbada, pois ele não fazia as atividades propostas e era alvo de reclamações por suas inúmeras e incessantes perguntas. Após três meses na escola, a mãe de Edison, Nancy Eliot Edison, assumiu sua educação.

Ao iniciar seus estudos com a mãe, Edison desenvolveu interesse pela Ciência, chegando a montar um laboratório em sua própria casa. Em 1868, o inventor registrou sua primeira patente, um registrador elétrico com diversas finalidades. Em 1870, Edison desenvolveu e vendeu por cerca de 40 mil dólares um aparelho elétrico que indicava as cotações das bolsas de valores.

Em 1876, Edison criou uma espécie de centro de pesquisas em Menlo Park, onde existiam laboratórios, oficinas e mão de obra especializada. Em um período de quatro anos, ele patenteou cerca de 300 invenções, todas com imenso potencial tecnológico. Ao longo de sua vida, Thomas Edison registrou a patente de 2.332 invenções e, durante a operação em seu centro de pesquisas, foi apelidado de O feiticeiro de Menlo Park.

Invenções de Edison

As invenções de Thomas Edison são verdadeiras aplicações de inúmeros fenômenos físicos, principalmente mecânicos e elétricos. Entre suas inúmeras contribuições científico-tecnológicas, estão o gramofone, cinetoscópio, microfones específicos para telefone, máquinas de votar, bateria para carros, embalagens a vácuo, fonógrafo, etc. Diante de suas inúmeras invenções, Edison foi considerado um dos maiores responsáveis pela Revolução Tecnológica do Século XX.

Espécie de projetor desenvolvido por Edison
Espécie de projetor desenvolvido por Edison

Invenção mais famosa de Edison

Thomas Edison é conhecido como o inventor da lâmpada, talvez sua criação mais famosa. Em 1878, depois de inúmeras tentativas, Edison desenvolveu o filamento da lâmpada incandescente, gerando luz a partir de corrente elétrica.

O desafio do inventor em relação à lâmpada foi desenvolver um filamento que pudesse aquecer e brilhar com a passagem de corrente elétrica sem sofrer fusão e ser queimado. A solução inicialmente encontrada por Edison foi um fio de algodão parcialmente carbonizado. O filamento de tungstênio foi o que apresentou os melhores resultados, pois, com a passagem da corrente elétrica, esse material, ao aquecer até 3.000 °C, libera intensa luminosidade.

Em decorrência de complicações causadas pelo diabetes, Thomas Alva Edison morreu em 18 de outubro de 1931, aos 84 anos.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados