Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil A Quantidade de Filhos no Brasil

A Quantidade de Filhos no Brasil

A Quantidade de Filhos no Brasil
A classe pobre tende a ter mais filhos

O contexto das famílias brasileiras está entrando em um processo de modificação no que diz respeito à quantidade de filhos, ou seja, o percentual da taxa de natalidade tem reduzido, pois o número de filhos está diminuindo nas famílias do Brasil, isso segundo o resumo dos indicadores sociais de 2006, do IBGE.

 Atualmente está crescendo no país a quantidade de pessoas casadas que optaram por não ter filhos, com um acréscimo mais efetivo nas residências que são chefiadas por mulheres.

Dados revelam que entre 1995 e 2005, o percentual de residências sem filhos dirigidas por mulheres subiu 3,5%, já as famílias chefiadas por homens obteve um crescimento de 3,4%, contudo verifica-se que a porcentagem de casais com filhos diminuiu de 63,7% para 53,3%.

Constantemente cresce a quantidade de pessoas que moram sozinhas, em 2005 a camada de pessoas que esse perfil chegou ao patamar de aproximadamente 6 milhões, esse fenômeno é mais freqüente nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (15,0%) e Rio de Janeiro (13,8%), grande parte das pessoas que se encaixam nesse perfil possuem aproximadamente 60 anos,40,6%, cerca de 50,1% são mulheres.


Assuntos Relacionados