Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Altitude, latitude e clima

Altitude, latitude e clima

A relação entre altitude, latitude e clima manifesta-se principalmente nas variações de temperatura na troposfera terrestre.

Altitude, latitude e clima
Áreas mais altas costumam ser mais frias

A atmosfera terrestre é uma das estruturas mais dinâmicas de nosso planeta, pois apresenta inúmeras variações de comportamento, tanto em pequenas escalas de tempo quanto ao longo das eras geológicas. O tempo atmosférico, ou seja, as condições imediatas do clima, é direta e indiretamente influenciado por inúmeros fatores, dos quais se destacam a altitude e a latitude.

A relação entre altitude, latitude e clima manifesta-se tanto nas diferentes temperaturas dos tipos climáticos quanto nas condições de precipitação, índices dos ventos, umidade, entre outros. A seguir, entenderemos como cada um desses elementos interfere no comportamento da atmosfera.

A relação entre altitude e clima

Em termos gerais, podemos dizer que a relação entre altitude e clima deve-se ao funcionamento da pressão atmosférica. Por causa da força da gravidade, a maior parte do ar concentra-se nas áreas mais baixas do relevo e exerce maior pressão nessas áreas, enquanto as zonas de menor altitude possuem um ar mais rarefeito e com menor pressão.

Por causa disso, quanto menor a altitude, maior a temperatura e vice-versa, pois a maior pressão atmosférica faz com que as médias térmicas elevem-se.

Mas fica a pergunta: por que os lugares mais altos são mais frios se eles estão mais próximos do Sol?

Sabemos que o Sol é o grande responsável pelo aquecimento do nosso planeta, contudo é a superfície terrestre a principal causa para a conservação desse calor. Isso ocorre porque o ar não se aquece e nem conduz as temperaturas da mesma forma que a superfície, que absorve parte dos raios solares e reflete a outra parte, aquecendo as áreas mais próximas a ela.

Portanto, além da pressão atmosférica, o calor específico do solo também é um importante fator para a relação inversa entre clima e temperatura. Vale lembrar que essa dinâmica só é válida para a troposfera, a camada mais inferior da atmosfera, haja vista que outras camadas apresentam temperaturas maiores em função de suas composições gasosas.

A relação entre latitude e clima

Da mesma forma que acontece com a altitude, a relação entre latitude e clima também se apresenta de forma inversa, isto é, mais elevadas as latitudes, menores as temperaturas. A Linha do Equador, principal paralelo terrestre, possui latitude de 0º e apresenta geralmente temperaturas mais altas, enquanto as áreas polares apresentam 90º ao norte e -90º ao sul, registrando as menores temperaturas da Terra e caracterizando o clima polar.

Mais uma vez a explicação está relacionada com a incidência dos raios solares. As áreas mais próximas ao Equador recebem com maior intensidade os raios solares, que incidem com grande força durante todo o ano, enquanto as áreas mais próximas aos polos, além de não receberem os raios do sol de forma perpendicular, são iluminadas apenas durante parte do ano, durante os solstícios de verão.

Note que não importa se os solstícios são de verão ou inverno, sempre há sol no Equador
Note que não importa se os solstícios são de verão ou inverno, sempre há sol no Equador

É importante lembrar que a relação entre altitude, latitude e clima nem sempre é determinante para as temperaturas e outros fenômenos atmosféricos, haja vista que inúmeros outros fatores também interferem, como a proximidade do mar (maritimidade), a vegetação, as condições de umidade, as massas de ar, entre outros elementos.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados