As galáxias
Galáxia anã.
Galáxia é o nome dado ao grupo de estrelas, poeira cósmica e gases. De acordo com estimativas de dezenas de astrônomos, existem bilhões de galáxias no Universo, as quais são formadas por constelações (agrupamentos de estrelas) constituídas por bilhões de estrelas.

As galáxias não possuem formas uniformes, pelo contrário, elas apresentam diversas morfologias, dentre elas as principais são: galáxias espirais (constituídas por braços de estrelas e nuvens de poeira), elípticas (possuem forma elíptica), irregulares (não possuem forma definida) e anãs (são galáxias menores).

A galáxia não recebe um nome específico, mesmo estando dentro dela podemos identificar uma faixa luminosa que aparece no céu, que é denominado de Via Láctea; sua visualização é possível somente em noites de céu claro.
A Via Láctea possui um aspecto contínuo de coloração esbranquiçada, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas, possui massa que varia em torno de 1 trilhão e 750 bilhões de massas solares. A idade é estimada em aproximadamente 13 bilhões de anos.

Assuntos Relacionados