Whatsapp icon Whatsapp

As Grandes Bacias do Brasil

Rio Amazônia
Rio Amazônia
Bacia Amazônica:

A bacia amazônica é a maior de todo o planeta. O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, e é o rio principal da bacia. É denominado de vários nomes durante o seu trajeto.
Nessa bacia há um enorme potencial hidráulico. O rio Amazonas é navegável em todo o seu caminho, é possível navegar grandes embarcações.

Bacia do Tocantins – Araguaia:

O rio Tocantins juntamente com seus afluentes abrangem 9,5% das terras brasileiras. Esse em certos pontos não é navegável.

No rio Tocantins existe uma usina hidrelétrica de Tucuruí, considerada a segunda maior do território brasileiro, essa foi inaugurada em 1980.

Bacia do São Francisco:

O rio principal dessa bacia é o rio São Francisco, nasce em Minas Gerais e se deságua no oceano Atlântico. A bacia é usada para a navegação, irrigação e para a produção de energia.

Bacia Platina:

A bacia Platina é constituída pelas bacias dos rios Paraguai, Paraná e Uruguai. A bacia platina possui um destaque financeiro por percorrer áreas densamente povoadas e urbanizadas, além de ter um elevado índice de desenvolvimento nacional.
Publicado por Thiago Ribeiro

Artigos Relacionados

A interdependência entre o clima e a vegetação no Norte
A interdependência entre o clima e a vegetação na região Norte, A influência do clima na formação vegetativa da região Norte, A influência da vegetação na formação vegetativa da região Norte.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
Pantanal Mato-Grossense
O bioma considerado como uma das maiores planícies alagáveis do mundo.
Rios Voadores
Descubra o que são os rios voadores e qual a sua importância para o clima no Brasil!
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.