Clima

Conhecer o clima ajuda-nos a compreender melhor as condições naturais dos lugares e regiões do mundo.

Clima
Clima: variações sucessivas do tempo atmosférico

O clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos. Trata-se, portanto, de feições mais ou menos permanentes, diferentemente do tempo atmosférico, que são as condições naturais momentâneas do ar. Portanto, tempo e clima são expressões distintas.

Ao caracterizar o clima de uma determinada região, estabelecemos um panorama sobre o regime anual de chuvas, as estações que se definem localmente, as temperaturas médias e uma série de elementos que marca as suas condições naturais. Por outro lado, quando caracterizamos o tempo desse local, estabelecemos se está chovendo ou se vai chover em um determinado dia, se vai fazer calor ou frio, entre outros aspectos de curto prazo.

Portanto, quando vemos na TV ou observamos na internet a previsão meteorológica da cidade no dia de hoje, estamos diante de uma previsão do tempo. No entanto, se discutimos sobre as condições atmosféricas para o futuro, englobando temas como o aquecimento global e os níveis de chuvas para os próximos 30 anos ou mais, por exemplo, estamos diante de uma previsão climática.

Existem, no mundo, vários tipos de clima. Essa ampla variação está ligada à grande quantidade de fatores que influenciam o clima, como as altitudes, as latitudes, a continentalidade, as correntes marinhas, as massas de ar, entre outros. Assim, cada tipo climático possui características específicas de temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.

Uma das maneiras mais eficazes de representar as condições climáticas de um determinado lugar ao longo do ano é através do climograma — um tipo de gráfico que traz, em suas abscissas (coordenadas horizontais), a sucessão dos meses e, em suas ordenadas (coordenadas verticais), as temperaturas médias mensais à direita e as temperaturas à esquerda. Confira o exemplo a seguir:

Exemplo de um tipo de climograma
Exemplo de um tipo de climograma

No exemplo acima podemos notar que os meses mais quentes são julho e agosto, enquanto o período do ano mais frio vai de novembro a fevereiro. Já em termos de chuvas, os meses com maiores precipitações são outubro e maio, e os menos chuvosos são julho e fevereiro.

Conhecer a dinâmica climática das diferentes partes do mundo é muito importante para planejar melhor atividades econômicas, como o turismo, a agricultura e outras, além de prever ações públicas de planejamento, como períodos para construções públicas e inúmeros outros elementos.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas clima tempo e clima climograma

Assuntos Relacionados