Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Conflito de Darfur

Conflito de Darfur

Conflito de Darfur
Guerrilheiros sudanenses armados
Darfur é uma região localizada no extremo oeste da República do Sudão, esse é dividido em três estados, denominados de Darfur ocidental, Darfur do sul e Darfur do norte.

Darfur possui uma população aproximada de 5,5 milhões de pessoas que vivem com pouco acesso à escola e aos serviços assistenciais do governo, se trata de uma área de restrito desenvolvimento, os povos do local são divididos em três tribos que são os fur, masalit e os zaghawa, são basicamente todos negros e mulçumanos.

Em fevereiro 2003, iniciou um conflito em Darfur, o ponto de partida da ofensiva foram os rebeldes que lutam pela separação de seu território, afirmaram que o governo a qual eram subordinados agia representando apenas a elite de religião islâmica, e por outro lado tratava as pessoas de Darfur com displicência, ou seja, eram deixados de lado. Darfur é composta quase totalmente por negros, com atividade econômica ligada à produção de agricultura de subsistência e uma restrita parcela de nômades que criam animais.

O governo sudanês respondeu de forma violenta e repressora as ofensivas dos rebeldes separatistas, apoiados pela milícia dos árabes que habitavam o local e que eram chamados de janjaweed, o governo esperava acabar com os rebeldes que eram de religiões e etnias diferentes.

O conflito de Darfur deixou um saldo bastante desumano, segundo as estimativas da ONU a guerra civil já deixou cerca de 30 mil mortos e milhões de refugiados. De acordo com estudos e estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) a realidade no qual vive os refugiados do conflito é extremamente degradante, aproximadamente 10 mil pessoas morrem mensalmente vítimas da violência, fome e das diversas doenças epidêmicas presentes como, por exemplo, a AIDS.

Assuntos Relacionados

Comentários