Consumo

Consumo
Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
O objetivo do processo produtivo associado às atividades econômicas é de produzir mercadorias e prestação de serviços com a finalidade de atingir o mercado consumidor.

O conjunto de pessoas que compram as mercadorias e usufrui da prestação de serviços são denominados de consumidores. O consumo de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno, no entanto, o consumo dos itens acima não ocorre de forma homogênea nos países.

As disparidades no consumo é resultado direto do estabelecimento de diferenças sociais, ou seja, uma pequena parcela da população tem acesso a grandes rendimentos financeiros, e assim pode adquirir tudo aquilo que o mercado oferece, geralmente essa classe social vive em altos padrões de consumo. Em contrapartida, as pessoas que são desprovidas de recursos não conseguem sequer comprar a quantidade e variedade de alimentos que garante uma alimentação balanceada, indispensável para a saúde.

Em âmbito global existem distinções entre os países e suas respectivas populações em relação aos níveis de consumo. Isso ocorre por que nos países desenvolvidos, como as grandes potências mundiais (Estados Unidos, Japão e uma parcela de países europeus),  seus habitantes quase sempre são bem remunerados e assim podem habitar enormes residências, realizar viagens de turismo e consumir uma infinidade de produtos disponíveis no mercado.

Ao contrário, nas nações menos desenvolvidas economicamente as populações ficam excluídas do consumo, as pessoas não possuem sequer os serviços básicos como acesso à saúde, esgoto e água tratada, geralmente os países com essas características estão localizados na América do Sul, África e Ásia ou países do sul.

A propaganda

Com intenção de verticalizar o fluxo de venda de produtos, vários ramos empresariais e comerciais utilizam a propaganda para atingir os possíveis consumidores, que seriam pessoas com potencial de adquirir mercadorias dos mais variados tipos.

A propaganda é uma forma das empresas anunciar seus produtos e serviços, assim como promoções, facilidades de créditos, e para isso conseguem atingir uma quantidade maior de consumidores em relação aos seus concorrentes.

As propagandas difundidas nos meios de comunicação em massa (televisão, internet, rádio, revistas, jornais impressos entre outros), conseguem aguçar nas pessoas a vontade de comprar, mesmo que tal produto não seja indispensável naquele momento.

Assuntos Relacionados