Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Geografia Urbana

Geografia Urbana

A Geografia Urbana tem como objeto de estudo o espaço urbano e todas as dinâmicas a ele relacionadas.

Geografia Urbana
A Geografia Urbana estuda as aglomerações do espaço geográfico

A Geografia Urbana é a área do conhecimento geográfico responsável pelos estudos das cidades e do meio urbano, analisando, descrevendo e refletindo sobre temas como a urbanização, metropolização, formação das médias cidades, desigualdades no espaço das cidades, entre inúmeros outros casos e tipificações. Em resumo, podemos dizer que a Geografia Urbana tem como objeto de estudo o espaço urbano.

Primeiramente, é importante estabelecer a diferença entre a cidade e o urbano. Conforme aponta o filósofo francês Henri Léfèbvre, o urbano representa a reunião, a justaposição, a afirmação das formas sociais. Já a cidade é a obra, o objeto localizado no tempo e no espaço. O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano.

Na cidade, por exemplo, podem existir práticas e espaços não urbanos, como pequenas chácaras, áreas de horticultura, reservas naturais amplas, entre outras paisagens eminentemente rurais. Da mesma forma, no espaço rural, podem existir espaços urbanos, como a instalação de indústrias, práticas turísticas (como hotéis- fazenda), entre outros casos.

Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas, o mundo, pela primeira vez em sua história, é predominantemente urbano, ou seja, a população urbana ultrapassou, ineditamente, a quantidade de pessoas que vivem no campo, o que é fruto do avanço e crescimento do sistema capitalista, com a disseminação dos processos de industrialização, mecanização produtiva e do êxodo rural, que hoje ocorre majoritariamente nos países subdesenvolvidos e emergentes.

O que se percebe, na verdade, é que a grande característica da modernidade é a sobreposição das cidades em relação ao campo. Nas sociedades pré-industriais, o campo é quem determina as práticas das cidades, pois elas são inteiramente dependentes do meio agrário. No entanto, à medida que o capitalismo e a industrialização avançam, mais essa relação inverte-se e é o espaço agrário quem se torna dependente do espaço urbano. Tal fator coloca os estudos sobre o meio urbano no protagonismo dos estudos sobre o espaço geográfico atualmente.

Na presente seção, você poderá encontrar textos sobre temas que envolvem as cidades e todas as dinâmicas socioespaciais do espaço urbano. O objetivo é reunir informações e textos de Geografia Urbana que oportunizem a reflexão e o aprendizado, além de auxiliar em pesquisas escolares sobre os temas pertinentes a essa área do conhecimento.

Bons estudos e boa leitura!

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Artigos de "Geografia Urbana"