Goiás

Goiás é o estado mais populoso da região Centro-oeste. Faz limite com os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e Tocantins e Distrito Federal.

Localizado no Centro-Oeste brasileiro, Goiás é o estado mais populoso da Região. Faz limite com os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e Tocantins, além do Distrito Federal, que foi construído em uma parte do território goiano.

As primeiras expedições para a região ocorreram no século XVI. A partir de 1650, bandeirantes paulistas ocuparam a região e capturaram índios para abastecerem o mercado de trabalho colonial. No entanto, o principal objetivo dessas bandeiras paulistas era a busca pelo ouro e outras pedras preciosas.

Por volta de 1720, o ouro foi encontrado em grandes quantidades pelos bandeirantes; Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, fundou o Arraial da Barra, que foi o primeiro povoado goiano. Nas décadas seguintes, a região foi ocupada por milhares de mineradores e comerciantes, atraídos pelo ouro.

Goiás tornou-se capitania independente em 1748, o nome da sede mudou de Vila Boa, para Goiás, tradicionalmente chamada de Goiás Velho. No fim do século XVIII, a capitania foi responsável por 20% da produção de ouro da colônia. Porém, no início do século XIX houve o esgotamento das jazidas de ouro, fato que alterou a economia goiana para as atividades da agropecuária.


Bandeira de Goiás

A bandeira de Goiás é composta pelo verde, que representa as matas da região; o amarelo, representando as riquezas minerais; e o quadro azul com estrelas simboliza o céu goiano com a constelação do Cruzeiro do Sul.

A cidade de Goiânia passou a ser a capital do Estado em 1942. Goiás possui extensão territorial de 340.103,467quilômetros quadrados. É composto por 246 municípios e, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), sua população totaliza 6.003.788 habitantes. Apresenta crescimento demográfico de 1,8% ao ano.

O relevo é caracterizado por planalto, chapadas e serras na maior parte, e depressão ao norte do território. A vegetação é composta pelo cerrado e o clima é tropical. Os principais rios são: Aporé, Araguaia, Claro, Corumbá, dos Bois, Paranã, Paranaíba, Maranhão e São Marcos.

Além da capital Goiânia, outras cidades importantes do Estado são: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Rio Verde, Trindade, Cidade de Goiás e Caldas Novas.

A economia se baseia principalmente na atividade agropecuária. A indústria é responsável por aproximadamente 34% da riqueza goiana. O crescimento industrial está ocorrendo em razão da expansão da agroindústria. Goiás tem atraído investimentos em metalurgia, mineração e no setor químico e farmacêutico.

Goiás apresenta problemas como saneamento ambiental, pois metade da população não é beneficiada por esse serviço; e o analfabetismo funcional, que atinge 19,7% da população goiana.

Tags Relacionadas Goiás Centro-oeste Goiânia

Assuntos Relacionados