Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil Identidade brasileira

Identidade brasileira

A construção do conceito de Identidade Brasileira é um desafio que deve levar em conta a multiplicidade histórico-cultural do país.

Identidade brasileira
A dificuldade de elaborar um conceito de identidade brasileira reside na diversidade cultural, histórica e social do povo brasileiro

A Identidade Brasileira é um conceito que tenta unificar critérios de identificação e pertencimento comuns entre os cidadãos brasileiros. Essa tarefa é bastante desafiadora se levarmos em conta os elementos culturais, históricos e sociais que compõem a nação.

Possuímos uma língua comum e um passado colonial, contudo, a história do país não se passou de maneira homogênea no aspecto da espacialidade e, muito menos, do ponto de vista do progresso e acesso aos direitos.

Quais seriam as características do povo brasileiro?

Observando a população brasileira pelos aspectos comuns que possam constituí-la, é possível pensá-la a partir de uma identificação cultural, em que a música ou tradições religiosas possam exercer maior peso. Todavia, a grande extensão territorial e as diferentes origens da população fazem com que tenhamos também uma enorme diversidade cultural.

A religião católica, originária dos colonizadores europeus, embora durante muitos anos tenha sido absoluta maioria, não é a única. Os brasileiros professam religiões de matriz africana, os indígenas possuem seus próprios cultos e divindades, além de haver uma infinidade de denominações religiosas cristãs além da católica.

A constituição do povo brasileiro é multiétnica, tendo em vista a variedade de grupos que constituíram a nossa população. Além do nativo indígena, o africano e o europeu colonizador, imigrações importantes, como a italiana, japonesa e árabe, contribuíram, e muito, para ampliar ainda mais a enorme diversidade histórico-cultural brasileira.

Outro fator mais recente que dificulta ainda mais a tentativa de concepção de uma identidade brasileira una é o processo de globalização e uniformização das culturas que têm ocorrido em todo o mundo. O acesso à cultura mundializada tem uniformizado comportamentos, hábitos e trajetórias tanto nos aspectos econômicos quanto nos culturais e sociais.

Portanto, a brasilidade, a identificação do brasileiro com os outros filhos do mesmo território, é uma questão muito mais de pertencimento, afetividade e simpatia individual do que um conceito social construído e fundado em critérios únicos. A identidade brasileira, em oposição à unificação de características, pode ser, sim, compreendida pela diversidade histórica, cultural e social de seu povo.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados

Comentários