Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Intensidade do vento

Intensidade do vento

Intensidade do vento
Tempestades derrubam árvores em cidades e no campo.
O vento é definido com o ar em movimento, esse pode ser medido de acordo com sua velocidade e podemos constatar suas variações a partir da observação do conjunto de elementos dispostos nas paisagens, como as folhas das árvores, papéis no chão entre outros.

Os ventos podem receber várias classificações, de maneira informal esses podem ser:

Calmaria: ocorre quando não é possível perceber a movimentação do ar, dessa forma os elementos da paisagem permanecem imóveis e toda fumaça se eleva no sentido vertical.

Vento fraco: apresenta de forma modesta, é possível percebê-lo através do sentido e dos elementos da paisagem que se movem. Nesse tipo de vento a velocidade oscila entre 7 e 18 quilômetros por hora.

Vento moderado: desenvolve ventos com maior intensidade, capazes de transportar poeira, folhas e alguns tipos de lixo no chão, além dos galhos das árvores. Nesse caso a velocidade que apresenta varia entre 19 e 35 quilômetros por hora.

Vento forte: o vento desenvolve uma velocidade grande e por isso tem capacidade de mover os galhos mais fortes das árvores, provocando às vezes o rompimento dos mesmos. Nessa classificação os ventos podem atingir velocidades que variam de 36 a 44 quilômetros por hora.

Tempestade: ventos com grande intensidade e poder de destruição, pois promovem a queda de árvores e galhos, além de destruir, em alguns casos, muros, destelhar casas e uma série de outros incidentes. Nas tempestades os ventos alcançam velocidades que oscilam entre 45 e 90 quilômetros por hora.

Assuntos Relacionados