Whatsapp icon Whatsapp

México

O México, geograficamente, é um país da América do Norte, mas que culturalmente é classificado como da América Latina, em razão de sua colonização, língua e religião.
Bandeira do México.
Bandeira do México.

O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.

O México possui um dos maiores parques fabris da América, além disso, é um dos principais centros do turismo mundial. O território mexicano possui belas paisagens naturais, um vasto litoral e praias de clima tropical. É um dos países mais populosos do mundo e um dos principais atores geopolíticos da América.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Bandeira do México — qual o significado do símbolo contido nela?

Resumo sobre o México

  • O México foi uma das principais colônias da Espanha na América até se tornar um país independente em 1821.

  • O território mexicano está situado em uma zona geográfica de forte instabilidade tectônica que provoca muitos terremotos.

  • As maiores cidades em população do México são: Cidade do México, Guadalaraja e Monterrey.

  • O México possui uma economia em vias de desenvolvimento e um importante parque industrial.

  • Os principais pontos turísticos do México são: a Cidade do México, as pirâmides de Teotihuacan e as praias de Los Cabos, Cancún, Tulum e Cozumel.

  • A principal festividade cultural do México é o Dia dos Mortos, comemorado todo dia 2 de novembro.

  • O México possui 35 localidades, dentre sítios naturais e históricos, que são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Dados gerais sobre o México

  • Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos

  • Gentílico: mexicano

  • Extensão territorial: 1.964.375 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Norte

  • Capital: Cidade do México

  • Clima: tropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões: 80% (cristianismo), 10% (ateísmo), 10% (outras)

  • População: 130.262.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 67 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,779 (elevado)

  • Moeda: peso mexicano

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,37 trilhões de dólares

  • PIB per capita: US$ 10.540 dólares

  • Gini: 36%

  • Fuso horário: UTC+6

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    • Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC);

    • Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA).

  • Divisão administrativa: 31 estados e a Cidade do México. Os estados mexicanos são:

Aguascalientes

Hidalgo

San Luis Potosí

Baja California

Jalisco

Sinaloa

Baja California Sur

México

Sonora

Campeche

Michoacán

Tabasco

Chiapas

Morelos

Tamaulipas

Chihuahua

Nayarit

Tlaxcala

Coahuila

Nuevo León

Veracruz

Colima

Oaxaca

Yucatán

Durango

Puebla

Zacatecas

Guanajuato

Querétaro

 

Guerrero

Quintana Roo

 

História do México

O território mexicano serviu, em tempos antigos, para o desenvolvimento de diversas civilizações, como os maias e os astecas. Porém, com o início da colonização espanhola, a população indígena foi dizimada. O México foi uma colônia da Espanha por um longo período, até que os movimentos independentistas levaram à autonomia do país, mais precisamente em 1821.

Entretanto, o México enfrentou diversas disputas territoriais contra os Estados Unidos, e ainda, vários distúrbios internos, como conflitos civis pelo poder local.

Na história recente, a república mexicana é emergente, em vias de desenvolvimento, com uma democracia de grande participação popular. O México é um dos principais atores geopolíticos da América.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia do México

A palavra México tem origem na língua asteca e significa “Centro da Lua”. O nome do país é uma referência histórica ao principal município mexicano: a Cidade do México.

Geografia do México

O México é um país geograficamente situado na América, mais precisamente na América do Norte, entre os oceanos Pacífico e Atlântico. O território mexicano faz fronteira com os Estados Unidos, o Belize e a Guatemala.

Em termos geomorfológicos, o México é caracterizado pela forte instabilidade tectônica, que gera diversos terremotos. O país possui vastas planícies litorâneas, e também, zonas de altitude elevadas, formadas por cadeias montanhosas.

Possui clima tipicamente tropical, com variações como o tropical semiárido e o tropical de altitude. O país recebe forte influência de fatores climáticos diversos e registra a ocorrência de furacões. A vegetação do território mexicano é tropical, com formações florestais ao longo do litoral e regiões desérticas especialmente no norte do país. Os rios Grande e Colorado são os principais da rede hidrográfica mexicana.

Leia também: Por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil?

Mapa do México

Mapa do México

Demografia do México

O México é um país muito populoso e relativamente povoado. Sua população apresenta um perfil demográfico jovem, apesar da forte tendência de envelhecimento populacional, fruto da diminuição da taxa de natalidade e da elevação da expectativa de vida.

Por sua vez, os mexicanos desfrutam de um bom padrão de vida e possuem bons indicadores sociais. As maiores cidades em população do México são: Cidade do México, Guadalaraja e Monterrey.

Economia do México

A economia do México é do tipo emergente, ou seja, em vias de desenvolvimento. O país possui uma economia muito diversificada e um importante parque industrial. A produção fabril local é especialmente destinada aos Estados Unidos por meio de acordos comerciais diversos.

No setor primário, o México é um grande cultivador de cana-de-açúcar, milho, algodão, banana e abacate; além de produtor de petróleo e minerais como ferro, zinco, cobre e chumbo. Já no setor secundário, ressalta-se a elevada taxa de industrialização mexicana, que conta com a presença de um forte parque produtivo. O país possui diversas indústrias de alimentos, bebidas, químicos, medicamentos, materiais de construção civil, máquinas e equipamentos diversos, tabaco e automóveis. Por fim, no setor terciário, destaca-se o forte comércio, inclusive a exportação de diversos bens, além das atividades de serviços e de turismo.

Turismo no México

O México é um dos principais destinos turísticos do mundo, com destaque para a visitação de estadunidenses, canadenses e brasileiros. O país tem grande destaque no turismo histórico, no ecoturismo e no turismo de praia, o território mexicano conta com diversas belezas naturais, além de fortes tradições culturais.

Os principais pontos turísticos do México são:

  • Cidade do México;

  • pirâmides de Teotihuacan;

  • praias de Los Cabos, Cancún, Tulum e Cozumel.

O país possui uma ampla rede de infraestrutura para atendimento de turistas, com bons hotéis, restaurantes e centros de eventos.

Vista de área litorânea do México.
O México é um dos principais destinos de praia do mundo.

Infraestrutura do México

O México possui uma infraestrutura muito bem desenvolvida, com amplas redes de transporte e comunicações, além de bons serviços em termos de atendimento para a população. O país conta com uma extensa rede de rodovias e ferrovias, além de portos e aeroportos, responsáveis pelo comércio internacional e pelo recebimento de turistas.

O México conta com amplas estruturas de telecomunicação, energia e saneamento básico. As instituições de educação e saúde do país são consideradas de boa qualidade, porém, o México enfrenta problemas em termos de desigualdade social, com elevados indicadores de violência e favelização.

Governo do México

O México é uma república presidencialista, logo, a principal figura de poder do país é o presidente. Além do Executivo, o poder do país é exercido pelo Legislativo e também conta com o apoio do Judiciário. No México, o presidente é eleito por meio do voto direto da população, em um regime de lógica democrática, para um período de seis anos, sem direito a reeleição.

Cultura do México

O México possui uma cultura com forte influência dos europeus, especialmente da Espanha, e também dos povos tradicionais locais, como os astecas. O país conta com diversos monumentos históricos, como sítios arqueológicos de populações tradicionais. Há também muitos museus e centros culturais, além de locais de eventos e feiras diversas, que movimentam inclusive a economia do país.

O país também possui grande destaque na produção musical em língua espanhola. O audiovisual, como a produção de séries e novelas, também é uma tradição do país. O México possui uma culinária muito rica, com vasto uso de frutas como abacate e banana, consumo de grãos como o milho, e o emprego de pimentas e temperos diversos. O esporte mais praticado no país é o futebol. A principal festa do México é o Dia dos Mortos, comemorado todo dia 2 de novembro.

Saiba mais: Cultura mexicana — as particularidades da tradição cultural dos mexicanos

Curiosidades sobre o México

  • O México possui 35 localidades, dentre sítios naturais e históricos, que são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

  • O Castelo de Chapultepec, localizado na Cidade do México, é considerado por historiadores como o único castelo real da América.

  • A região metropolitana da Cidade do México é classificada por demógrafos como uma das zonas mais densamente habitadas do planeta.

  • A Pirâmide de Cholula, situada no interior do país, é considerada a maior pirâmide do mundo em volume.

  • A antiga cidade asteca de Tenochtitlán serviu como base para a construção da atual Cidade do México.  

Publicado por Mateus Campos

Artigos de México

Bandeira do México
Clique aqui, entenda quais são os significados das cores e do desenho da bandeira do México, veja os principais detalhes de sua história e saiba curiosidades.