Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Movimento de Translação

Movimento de Translação

O movimento de translação é um movimento que a Terra executa em torno do Sol de forma elíptica. Esse movimento influencia nas estações do ano.

Movimento de Translação
Sistema pelo qual ocorre o movimento de translação.

O planeta Terra não permanece paralisado, pelo contrário, realiza diversos movimentos no espaço, e um dos mais importantes é o de translação.

Translação é um movimento que a Terra executa em torno do Sol de forma elíptica. Durante o deslocamento desse movimento, a Terra viaja a uma velocidade de cerca de 108 mil quilômetros por hora.

Para a conclusão do movimento de translação, são necessários - segundo os astrônomos - 365 dias e 6 horas (um ano). Portanto, tal movimento é responsável pela sucessão dos anos, além de influenciar diretamente na composição das estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), pois em alguns períodos do movimento, a Terra modifica sua posição em relação ao Sol, alterando a intensidade de luz e calor que incide no planeta.

Voltando para a sucessão dos anos, o movimento em questão permitiu que a humanidade se organizasse a partir das referências estipuladas pelos astrônomos e construísse calendários que favoreceram a padronização do tempo, facilitando o desenvolvimento das atividades humanas.

Existem anos com uma duração diferenciada, que são conhecidos de anos bissextos, compostos por 366 dias. Como um ano possui 365 dias e 6 horas, o homem passou a acumular as horas que restaram, a cada quatro anos soma-se 24 horas (tendo em vista que 6.4 = 24) ou 1 dia.
Vale ressaltar que esse dia extra é acrescentado no mês de fevereiro.

 

Assuntos Relacionados

Comentários