Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana O que é corrupção?

O que é corrupção?

O que é corrupção?
Um dos símbolos da corrupção

Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.

A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime. Veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.

* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.

* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.

* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. Essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, porque sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar.

Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção. A partir da pesquisa é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10. Alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança, é a Finlândia; e o Brasil ocupa 54° com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O que é corrupção?








265 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 08/01/2016 | Angélica
    Usuário

    Conforme publicado pelo Eduardo de Freitas, a corrupção é "favorecer alguém prejudicando outros". E isso inclui também a corrupção do dia a dia. Posso dar alguns exemplos: colar na prova; "molhar" a mão do guarda de trânsito; comprar DVD pirata, fazer "gato"; furar filas; aceitar troco errado; achar uma carteira e não devolver; copiar trabalho na internet e por aí vai. São tão comuns, que muita gente assimila simplesmente como "práticas do cotidiano". É normal, muitas pessoas agem assim. É a malandragem do esperto! NÃO!!!!! É falta de ética. Portanto é corrupção sim!

  • segunda-feira | 23/11/2015 | marcos
    Usuário

    pra mim corrupção é nada

  • quinta-feira | 01/10/2015 | Sebastiã...
    Usuário

    Toda e qualquer ação que provoca o desvio da finalidade para atender uma particularidade se constitui em corrupção.

  • quarta-feira | 23/09/2015 | ÉLBER
    Usuário

    muito bom a pesquisa,porem isso esta acontecendo em nosso pais.