Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Geral O que é feminismo?

O que é feminismo?

O feminismo é uma ideologia e um movimento social que busca a igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres.

O que é feminismo?
Feminismo não é o oposto de machismo. Enquanto o machismo é um sistema de dominação, o feminismo é a luta em defesa da igualdade de direitos

O que é feminismo?

O feminismo é uma ideologia e um movimento social que reivindica a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. Esse movimento fortaleceu-se especialmente a partir do início século XIX.

Feminismo x Machismo

Embora o senso comum perpetue a ideia de que o movimento feminista propõe uma disputa entre homens e mulheres e que existe para exercer uma oposição ao machismo, a história do próprio movimento tem mostrado a sua verdadeira intenção.

O feminismo é um movimento social e político organizado que procura construir condições de igualdade entre os gêneros. O machismo coloca o homem em um patamar de superioridade diante da mulher, muitas vezes por meio da opressão e violência. O machismo é um arcabouço social que oprime as pessoas, assim como o racismo.

Desafios

O movimento feminista, apesar de ter conquistado avanços como o direito ao voto, a implantação de delegacias especializadas e a inserção da mulher no mercado de trabalho, ainda possui muitos desafios para superar.

A violência de gênero ainda mata diariamente muitas mulheres. Casos antes chamados de “passionais” são hoje relacionados com as condições históricas e sociais de desigualdade de gênero.

A disparidade nos cargos e remunerações ainda é um desafio a ser enfrentado no mercado de trabalho. As mulheres ainda ganham em média 30% menos do que os homens para exercer a mesma atividade e função. Além disso, continuam, mesmo inseridas no mercado de trabalho, responsáveis pelo trabalho doméstico, acumulando funções dentro e fora de casa.

Essas e outras questões, como as do assédio sexual, a violência doméstica e sexual, são alvos de discussão das(os) ativistas e simpatizantes do movimento feminista. Esses debates são importantes para o movimento feminista e para a sociedade como um todo, que é composta primariamente por pessoas que devem ter seus direitos garantidos e respeitados.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados