Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física O vulcão mais ativo do mundo

O vulcão mais ativo do mundo

O vulcão mais ativo do mundo é o Kilauea. Está localizado no arquipélago do Havaí e é visitado por milhões de pessoas todos os anos.

O vulcão mais ativo do mundo
O Kilauea, o vulcão mais ativo do mundo, está localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaí

Kilauea é um vulcão localizado no Havaí que é conhecido por ser o mais ativo do mundo. É considerado um vulcão jovem e, de acordo com cálculos científicos, tem aproximadamente 300.000 a 600.000 anos. Suas erupções são do tipo efusivas, e a lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.

Vulcão do tipo escudo

O Kilauea é um dos cinco vulcões do tipo escudo do Havaí. Os vulcões escudos não possuem picos altos como os demais vulcões. Eles expelem grandes quantidades de lava, que gradualmente constrói uma montanha larga, semelhante a um escudo. Dos cinco vulcões do tipo escudo da ilha, apenas o Kilauea e Mauna Loa estiveram ativos nos últimos 100 anos.

Ponto turístico

Desde o final da década de 1990 o Kilauea é considerado pela comunidade científica como o vulcão com maior nível de atividade. Embora isso possa parecer assustador para alguns, é justamente esse nível de atividade que faz com que ele seja um dos mais concorridos pontos turísticos do arquipélago havaiano.

Mais de dois milhões de turistas visitam o Kilauea todos os anos. Vários hotéis foram construídos próximo ao vulcão. Esse fenômeno geológico hoje é extremamente importante para manter a principal atividade econômica do Havaí: o turismo.

Erupções

Em janeiro de 1983, o Kilauea entrou em erupção e até hoje continua ativo. Intercala períodos de maior intensidade de erupções com períodos em que a atividade é menos intensa. O Parque Nacional de Vulcões do Havaí, onde o Kilauea está localizado, já teve que ser fechado algumas vezes desde a sua criação para garantir a segurança dos turistas e moradores das proximidades do vulcão.

Em 2011, o Kilauea teve um período de intensificação de suas erupções. O vulcão começou a lançar lava a 20 metros de altura e elevaram-se os níveis de abalos sísmicos. Nesse mesmo período foram registrados por órgãos científicos mais de 150 tremores na ilha onde o vulcão está localizado.

Veja também: 10 curiosidades sobre vulcões!

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados